Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia

Qual pulverizador é o mais indicado para a sua lavoura?

A pulverização agrícola é uma operação que busca proteger as lavouras de insetos-praga, doenças, plantas daninhas e aplicar fertilizantes via foliar. Cabe ao responsável técnico pela aplicação avaliar qual produto aplicar, como aplicá-lo, qual a dosagem e como distribuí-lo de forma eficiente, visando otimizar a operação.

Os pulverizadores são implementos utilizados na maioria das culturas. Eles podem ser classificados quanto ao seu tipo de ativação, ou seja, qual a fonte de energia que o equipamento utiliza. O pulverizador manual é acionado pelo operador a cada jato; o elétrico possui uma bateria para o seu acionamento; o movido a combustível, utiliza um motor a combustão para possibilitar a aplicação.

Podem ser classificados também quanto a sua tecnificação, característica que proporcionou o aumento de sua eficiência e precisão. O pulverizador manual é o menos tecnificado e por isso é utilizado em pequena escala. Existem aqueles que são acoplados ao trator no sistema hidráulico de engate de três pontos. Com maior capacidade há o pulverizador de arrasto, que fica conectado na barra de tração do trator, como pode ser observado na Figura 1.

Fonte: Daniel Bisognin Santini, 2021.

Outro tipo de pulverizador são os autopropelidos, considerados os mais tecnificados entre todos os modelos comercializados, apresentando alta aptidão para a agricultura de precisão e uso em grandes áreas. Não são implementos acoplados, mas a máquina em si, que tem como única função a aplicação.

Fonte: Daniel Bisognin Santini, 2021.

Por último, há a pulverização aérea que pode ser feita utilizando aviões, drones e helicópteros sem que ocorra o amassamento das culturas. Nesses casos deve-se tomar cuidado com a velocidade do vento, pois pode ocorrer deriva. Observa-se o uso de aviões na aplicação de agrotóxicos na Figura 3.

Fonte: Daniel Bisognin Santini, 2021.

Em razão dessa divisão por níveis de tecnificação, as aplicações tratorizadas, com autopropelidos e com aeronaves têm cada uma as suas especificidades. Quando avaliada a acurácia dos sistemas de navegação na agricultura de precisão, todos eles apresentam uma média padronizada de precisão em seu sistema de navegação. No entanto, o pulverizador autopropelido é mais eficiente, seguido pelo tratorizado e depois o aéreo, como pode ser observado no Gráfico 1. Quando se trata de deposição de gotas, quanto maior a chegada no alvo menor a deriva, o autopropelido também é o mais eficiente. Entretanto, quando o foco é o tempo de trabalho, o sistema de aplicação mais eficiente é o aéreo, seguido pelo autopropelido e depois o tratorizado (JOBIM, 2017).

O custo para a aquisição do equipamento é maior na aeronave agrícola, seguido pelo do pulverizador automotriz e o menor é o do sistema tratorizado. Quando a aplicação é terceirizada o sistema tratorizado é o que sai mais caro, seguido pelo autopropelido e o mais barato é o aéreo, conforme observa-se no Gráfico 1, considerando como 0 o menor e 3 o maior custo (JOBIM, 2017).

Fonte: JOBIM, 2017.

Portanto, para a escolha do melhor sistema de pulverização, o agricultor deve avaliar as condições de sua lavoura e o seu capital de investimento financeiro disponível. Escolhendo assim, o modelo que melhor se adapte às suas necessidades e que traga bons resultados no manejo das culturas implantadas.

Autora:

Alissa Frigotto, acadêmica do 4º semestre de Agronomia e bolsista do grupo PET Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria — UFSM.

Texto publicado em:

Qual pulverizador é o mais indicado para a sua lavoura?

maissoja.com.br

Referências:

DORNELLES, Marçal Elizandro et al. Inspeção técnica de pulverizadores agrícolas: histórico e importância. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cr/a/DGnY7VsvvDpwJ5RrWyFrBWv/?lang=pt>. Acesso em: 07 nov. 2021.

JOBIM, Lucas dos Santos. Avaliação de diferentes técnicas de pulverização com base em agricultura de precisão. 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/12994/DIS_PPGAP_2017_JOBIM_LUCAS.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 nov. 2021.

#agronomia #ufsm #petagronomia #valorizapet #opetnaopara #agricultura #souUFSM