Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia

Caruncho-do-trigo em sementes armazenadas

O principal objetivo do beneficiamento de sementes de trigo é a separação de impurezas, e de sementes de outras espécies ou danificadas pelo processo de colheita. Um lote de sementes de uma determinada cultivar, com características agronômicas selecionadas, é armazenado em sacos ou tulhas nos galpões das Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS). Esse armazenamento engloba processos de imunização e controle, diretamente ligados à preservação da qualidade da semente, evitando perdas de vigor, germinação e peso hectolítrico (PH), geralmente resultante da ação da temperatura e umidade, mas também sujeitos a ação de pragas como o Caruncho-do-trigo (Sitophilus granarius).

O Caruncho-do-trigo, também conhecido como “gorgulho”, é um inseto pertencente à ordem dos Coleópteros e está distribuído por todos os continentes. As condições climáticas mais favoráveis para sua proliferação envolvem o clima frio e umidade alta. Com um ciclo de vida de aproximadamente 140 dias, as fêmeas depositam um ovo após a cópula no interior de cada semente, onde a larva irá se alimentar e desenvolver até a fase de pupa.

Essa ordem de insetos possui metamorfose completa durante seu crescimento até a fase adulta. Ao atingir a maturidade possuem coloração escura, em média 3 a 5 mm de comprimento e sua característica mais marcante é a presença de uma projeção na cabeça em forma de “tromba”, o rostro, onde se encontra a mandíbula responsável pela quebra da casca da semente para oviposição.

Imagem 1 — Sitophilus spp. Fonte: Joseph Berger

Os gorgulhos possuem preferência por grãos úmidos, geralmente com teor de umidade em torno de 14%, onde se desenvolvem até a fase adulta. Ao encontrar condições ideais, esses carunchos emergem da semente que já teve seu interior consumido, causando o principal problema para a indústria sementeira, que é a inviabilização dessa semente devido a morte do embrião e consequente perda de germinação. Vale ressaltar que a população infestante de gorgulhos pode se elevar rapidamente devido a alta capacidade reprodutiva das fêmeas.

A principal maneira de controle do caruncho-do-trigo é a imunização de toda a linha de produção, visto que o dano na semente para monitoramento e sintomatologia é muito pequeno para constatação a tempo de um controle que evite comprometimento de lotes. Controlar a umidade dos grãos na colheita e quando estocados no armazém é uma estratégia de manejo bastante assertiva, porém não elimina o controle químico.

Pode-se utilizar exaustores de injeção forçada de ar nos silos para redução do percentual de umidade pré-beneficiamento, bem como passagem do lote por secadores industriais para atingir umidade em torno de 11%.

Terra diatomácea é um pó extraído de algas diatomáceas ricas em sílica, que ao entrar em contato com a inseto causa morte por desidratação — são inseticidas bastante utilizados na imunização de armazéns por possuírem capacidade de prevenção desse inseto.

Expurgos com inseticidas fumigantes à base de fosfina eliminam as populações de caruncho-do-trigo em sementes já afetadas. Porém, esse método exige maior cuidado na aplicação por ser um produto que possui alto grau de toxicidade e periculosidade ambiental, tornando-se necessário uma cuidadosa vedação do lote com lonas para evitar escape de gás. O produto causa bloqueio de diversas enzimas cardíacas e pulmonares no corpo do inseto, além de não ter efeito fitotóxico ou perda germinativa da semente. Organofosfatos também se apresentam eficazes no controle de gorgulhos, sua aplicação pode ser realizada na passagem da semente no elevador de saída das mesas densimétricas utilizadas nas UBS.

É de extrema importância que o profissional da indústria sementeira tenha em mente que a imunização do lote de sementes e no ambiente do armazém seja prioridade. Podendo se valer do controle de temperatura e umidade nos grãos beneficiados, do controle químico adequado, e obtenção de materiais não infectados durante a colheita. Dessa forma, é possível evitar a proliferação do caruncho-do-trigo dentro de uma unidade de armazenamento e beneficiamento e assegurar a qualidade da semente que será adquirida pelo produtor, bem como na manutenção das características de interesse agronômico.

Autor:

Yuri Rafael Rissi, acadêmico do 6º semestre de Agronomia e bolsista PET Agronomia na Universidade Federal e Santa Maria — UFSM