Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pastagens perenes de verão



Pastagens perenes são uma ótima alternativa para o produtor rural aprimorar sua produção, pois elas não precisam ser semeadas anualmente e, quando manejadas corretamente desde a sua implantação, podem produzir por décadas. Pastagens perenes têm potencial de produção de 20 a 35 toneladas de matéria seca por hectare ao ano, enquanto as anuais chegam a 6 e 12 toneladas. Com essas pastagens o pecuarista utiliza menores quantidades de silagem, feno e ração para alimentar os animais, reduzindo os custos de produção.

No Rio Grande do Sul, as principais pastagens utilizadas como alternativas para alimentação bovina, pelo produtor, destacam-se as espécies como: Tifton, Hemártria, Capim Elefante, Braquiária, Pensacola e Jiggs. O Tifton é uma gramínea perene de verão que se estabelece por meio de rizomas e estolões, a área para implementação deve ser bem drenada, a época de plantio é de agosto a janeiro. O plantio pode ser feito por mudas enterrando de 5,0 a 8,0 cm de profundidade, ou por mudas usando aproximadamente 1.500 kg há-1, sendo incorporado ao solo.

Pastagem Perene — Fonte: Luana Flores, 2021.

Hemártria possui uma boa tolerância ao frio, sendo adaptada às áreas úmidas, porém possui dificuldade em solos arenosos, seu estabelecimento é por meio vegetativo, a quantidade de muda varia de 1.000 kg há-1 a 2.000 kg há-1, a época apropriada para sua implantação ´w durante o verão, em períodos chuvosos. Hemártria matura é mais digestível que a maioria das gramíneas perenes de verão, sendo indicada para diferimento para o vazio outonal.

O Capim Elefante é bastante exigente em fertilidade, suporta bem a seca, porém não apresenta resistência a geadas e a solos encharcados. Deve ser cortado em função do rendimento e valor nutritivo. Os cortes são realizados, geralmente, com intervalos de 60 a 100 dias para rendimentos máximos.

A Braquiária é uma ótima opção, podendo tolerar períodos de seca de até 5 meses, adaptando-se também em locais mais úmidos e também em condições de baixa fertilidade e solos ácidos. A temperatura ótima para o crescimento é entre 30 e 35 ÚC. A produtividade varia de 8 até 20 ton.MS.ha-2 ano, para bom estabelecimento é necessário de 15 a 20 plântulas.m-2, para isso, indica-se a utilização de 3,0 kg há-1 de sementes puras viáveis a uma profundidade de 2,0 a 4,0 cm com uma leve compactação para melhor estabelecimento.

Pensacola é uma planta rústica, com excelentes características forrageiras, resistente ao pisoteio, queimadas, secas e geadas. Sua forma de propagação é realizada por sementes, a época indicada para semeadura é no fim de agosto, sua germinação e desenvolvimento é mais demorada do que a maioria das outras forrageiras. Também pode ser semeada de abril a junho, associada a espécies de estação fria (trigo ou consórcio de aveia preta + ervilhaca), diminuindo custos e tempo de estabelecimento, cobrindo toda área no fim do verão.

Jiggs apresenta um alto potencial de adaptação às condições de clima tropical e subtropical e é mais tolerante ao frio. É exigente em fertilidade, e necessita de solos bem drenados, não suportando alagamento. O plantio é feito com mudas. Possui alto potencial produtivo podendo ser destinado a pastejo e fenação, a entrada dos animais deve ser feita com a planta atingindo 30 a 40 cm de altura.

As pastagens perenes são ótimas opções ao pecuarista em anos de estiagens ou extremo frio, onde o campo nativo fica com pouco pastejo, diminuindo, consequentemente, o ganho de peso. Depois de conhecer algumas das pastagens perenes, deve-se ficar atento na escolha da cultivar, para que ela se torne uma alternativa viável e rentável ao produtor, aprimorando a produção e assegurando a nutrição animal.

Informações retiradas do Capítulo 6 e 8 ILPF -Integração Lavoura — Pecuária — Floresta EMBRAPA 2012

Autora:

Luana Campagnolo Flores, acadêmica do 6º semestre de Agronomia e bolsista do grupo PET Agronomia — Universidade Federal de Santa Maria

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-779-1061

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes