Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O mercado hortifrutigranjeiro no Brasil



Em 2020 o agronegócio brasileiro foi responsável por uma participação de 26,6% no Produto Interno Brasileiro (PIB), taxa que está em constante ascensão advinda da evolução da atividade agrícola (CEPEA/CNA). Diversas atividades agropecuárias contribuem para esse montante, como a produção de hortifrutigranjeiros, que está em expansão e possui grande importância social, econômica, industrial e alimentar. O mercado hortifrutigranjeiro no Brasil é composto pela olericultura e fruticultura, responsáveis pela produção de frutas e vegetais, elementos importantes na dieta base da alimentação humana.

A olericultura é um ramo da horticultura que está relacionado com a produção de hortaliças, mais precisamente, são espécies que estão diretamente ligadas com a alimentação humana e que podem ser provenientes das seguintes partes das plantas: folhas, inflorescências, raízes, caules e frutos, por exemplo: alface, cenoura, chuchu, repolho, tomate, couve, beterraba, dentre outros. A produção de hortaliças no Brasil movimenta cerca de R$25 bilhões, além de gerar empregos de forma direta e indireta, tudo isso, ocupando uma área total de 34 milhões de hectares de norte a sul do país (CNA). Nessa perspectiva, é importante ressaltar que a olericultura, apesar de ser uma atividade de alto risco em função dos problemas fitossanitários, condições climáticas adversas, instabilidade dos preços e obstáculos na comercialização, é composta por espécies que possuem ciclo biológico curto, possibilitando fazer mais de um cultivo por ano.

A fruticultura é o ramo da agricultura que visa a produção de frutos relacionados à alimentação humana e animal. De acordo com pesquisas do CNA, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com uma produção de cerca de 40 milhões de toneladas, ocupando uma área de 2,5 milhões de hectares com frutíferas. A fruticultura gera cerca de 6 milhões de empregos, além de representar uma fonte considerável de teor de nutrientes para a alimentação humana.

Imagem 1: Ranking de hortifrútis

Imagem 1: Ranking de hortifrútis
Fonte: Hortifruti Brasil constituinte do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA, 2017)

Os hortifrútis têm faturamento anual de R$ 20 bilhões nas Centrais de Abastecimento do Brasil (Imagem 1). Nessa perspectiva, é muito importante destacar que as frutas e verduras são parte importante na alimentação humana diária e o mercado hortifrutigranjeiro no Brasil é uma potência que possui boas expectativas futuras de crescimento visando o bem-estar da população e a economia do país.

Autora:

Menikey Walmarath Wendt, acadêmica do 4º semestre de Agronomia e bolsista do grupo Pet Agronomia — Universidade Federal de Santa Maria

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-779-1065

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes