Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia

A produção de frutíferas no Brasil

A fruticultura é o ramo da agricultura que visa aprimorar as técnicas de produção de plantas que possuem frutos comestíveis com o objetivo de comercializá-los. A produção de plantas frutíferas é caracterizada por possuir importante valor socioeconômico na economia dos países. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e produziu cerca de 45 milhões de toneladas em 2021, n ̇meros que tendem a crescer cada vez mais através da diversificação e da Produção Integrada de Frutas (MAPA, 2021).

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área total utilizada para o cultivo é de aproximadamente 2 milhões de hectares, dividindo a produção de frutas nos climas subtropical, tropical e temperado. Além disso, as frutíferas que ganham destaque na produção são: laranja, banana, coco, manga, uva, abacaxi, tangerina, limão, maracujá, entre outras. Dentre as citadas, é imprescindível salientar a importância da laranja e das frutas cítricas que são caracterizadas pela maioria da área plantada do país, com cerca de 820.000 hectares. A citricultura brasileira está em primeiro lugar no âmbito mundial, ganhando destaque pela produção de frutas frescas e também de exportações para outros países, sendo o Brasil o maior exportador de sucos concentrados da América Latina.

As frutas são muito importantes em diversos aspectos, por exemplo: geram empregos através da utilização da mão de obra intensiva, abrem um leque de oportunidades para as pequenas propriedades, pois são caracterizadas pelo vasto rendimento por área e, consequentemente, geram agroindústrias que podem ser de grande ou de pequeno porte. Além de contribuírem para a diminuição das importações e aumento das exportações. As frutas também são importantes alimentos complementares visto que são fonte de vitaminas, fibras, sais minerais e proteínas, possuem bom valor nutricional e são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo humano.

Nessa perspectiva, o país possui grande potencial produtor pela diversidade de clima e solo, distribuídos pelas mais diversas regiões, além de condições otimizadas de cultivo ecológico de frutíferas, com boa qualidade e variedade de espécies. Sendo assim, para que possamos nos manter no topo do ranking mundial de produção, a consciência da ideia de sustentabilidade e o cuidado com o solo é imprescindível. Dessa forma, poderemos desfrutar de produtos com boa procedência, abastecendo o mundo com as frutas produzidas no Brasil com a utilização de práticas de cultivo ideais.

Autora:

Menikey Walmarath Wendt, acadêmica do 5º semestre de Agronomia e bolsista do grupo PET Agronomia – Universidade Federal de Santa Maria