Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Manejo sustentável de forrageiras pelo Sistema Voisin



A demanda forrageira do manejo animal extensivo, em geral, não coincide com a oferta das forrageiras.

Com o passar do tempo, as forrageiras não conseguem manter o bom desenvolvimento e acabam diminuindo sua eficiência devido ao consumo da massa verde pelo animal, a falta de reposição dos nutrientes, a acidificação do solo, a perda da matéria orgânica e a compactação do solo (FERREIRA; TAVARES FILHO; FERREIRA, 2010).

Nesse sentido, o Pastoreio Racional Voisin (PRV) é um método intensivo de pastejo que busca o equilíbrio entre solo — pastagem — gado e foi desenvolvido como uma alternativa para aumentar os índices de produtividade e melhorar o bem-estar animal, obtendo assim uma produção mais sustentável e de baixo custo.

Figura 1: Pastoreio Rotativo Fonte: Emater/RS — Ascar

No Sistema Voisin, o gado é manejado em rotação por piquetes, que terão tempo variável de descanso de acordo com a estação do ano, espécies de pasto, características climáticas da região e fertilidade do solo.

Ao contrário do que acontece no sistema de pastejo contínuo, o Pastoreio Rotativo Voisin não pode ultrapassar a quantidade máxima de 3 dias do gado no mesmo piquete.

A entrada dos animais no piquete deve respeitar o estádio de crescimento do pasto, e por isso, ocorre maior concentração de dejetos na área e menor compactação devido ao menor tempo de permanência.

Dessa forma, o pasto recupera suas reservas e consegue um satisfatório rebrote, ofertando um alimento de maior qualidade para o gado, culminando em uma melhor produção animal. Para garantir o sucesso do PRV, existem 4 fundamentos básicos que devem ser seguidos:

  • Lei do Repouso: período de descanso do pasto com tempo suficiente para recuperação de reservas e desenvolvimento do rebrote para uma máxima produtividade;
  • Lei da Ocupação: tempo de pastoreio deve ser curto o suficiente para que a pastagem não seja pastoreada mais de uma vez no mesmo período de ocupação;
  • Lei dos Rendimentos Máximos: fornecer aos animais exigentes (em lactação e em terminação) uma maior ingestão voluntária de forragem em maior quantidade e qualidade;
  • Lei dos Rendimentos Regulares: animais não devem permanecer por mais de três dias no mesmo piquete, para que seu rendimento não diminua ficando abaixo dos rendimentos regulares.

Além disso, por ser um sistema agroecológico, o PRV diminui o impacto ambiental, promovendo o aumento da microbiota do solo por intermédio dos dejetos bovinos, bem como evita o processo erosivo, já que há cobertura verde em constante crescimento no sistema. Desse modo, obtém-se melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo.

Portanto, verifica-se que o Pastoreio Rotativo Voisin é uma alternativa viável para as propriedades tendo em vista seus benefícios econômicos e ambientais que, quando manejado de forma correta, pode resultar em alta sustentabilidade no sistema produtivo e maximizar o lucro da propriedade.

Autora:

Maria Luiza Biacchi Vione, acadêmica do 3º semestre de Agronomia e integrante do grupo PET Agronomia — Universidade Federal de Santa Maria

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-779-1112

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes