Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Adubação foliar nitrogenada na cultura do milho



O milho é uma das culturas mais produzidas na atualidade e, juntamente com a soja, contribui com aproximadamente 80% da produção nacional de grãos. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a estimativa da produção de grãos em 2022 é de 269,3 milhões de toneladas. Logo, para haver uma boa produtividade é necessário que todos os elementos estejam disponíveis e possam ser absorvidos na quantidade certa para suprir as exigências da planta, seja por fontes naturais ou não.

O Nitrogênio (N) é um nutriente muito importante, pois juntamente com o Fósforo (P), o Potássio (K) e demais elementos essenciais desempenham diversas funções nos vegetais. O N é um macro nutriente devido a sua importância e por ser um dos elementos mais requeridos pelas plantas, sendo seu principal meio de entrada na planta as proteínas transportadoras.

Com o avanço da tecnologia, foi descoberta a adubação foliar nitrogenada, que é uma das técnicas utilizadas para oferecer nutrientes às plantas quando não há como fazer adubação no solo.

Em estudos de Mortate et al. (2017), foi avaliada a resposta de plantas de milho à adubação foliar de N em comparação com a tradicional, onde foi comprovada que a fertilização de cobertura na dose de 200 kg ha-1 de ureia foi a mais eficaz entre as demais testadas. Já na aplicação foliar observou-se um pequeno acréscimo na produtividade, porém não supriu as necessidades de N da planta, precisando complementar a fertilização de modo tradicional no solo.

Nesse sentido, podemos observar que a adubação foliar funciona, mas em nível inferior quando comparado a com a tradicional. Isto ocorre porque os índices de absorção pela folha e pela raiz são diferentes, sendo maiores pelo sistema radicular. Além disso, a adubação foliar é geralmente para aproveitamento a curto prazo, já a tradicional, possui um período maior para assimilação dos nutrientes.

Portanto, a adubação foliar nitrogenada na cultura do milho não pode descartar a aplicação via solo para oferecer todo o N que a planta precisa.

Autor:

Cauan Guerra Martins, acadêmico do 5º semestre do curso de Agronomia, bolsista do grupo PET Agronomia — Universidade Federal de Santa Maria e integrante do Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos — GEPACES

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-779-1115

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes