SIGLAS E ABREVIATURAS
Recomenda-se cautela em substituições de ARV nesse cenário: as trocas devem se restringir a situações excepcionais ou a decisões tomadas entre médico e paciente, com controle de carga viral precoce para avaliar o controle viral. Trocas de medicação podem implicar eventos adversos e piora de adesão, que se associam a escapes virais e, durante a gestação, aumentam o risco de transmissão vertical do HIV.
Ressalta-se que, em MVHIV com desejo de engravidar ou em GVHIV com falha prévia e/ou resistência documentada aos ARV, o esquema terapêutico segue os mesmos princípios gerais de esquema preferencial de início de TARV e não deve ser alterado, sob risco de perda do controle viral (BRASIL, 2022, p. 81-82).
| ANTIRRETROVIRAIS | OUTROS TERMOS | ||
| 3TC | Lamivudina | CV | Carga Viral |
| ABC | Abacavir | GVHIV | Gestante Vivendo com HIV |
| ATV | Atazanavir | IO | Infecção Oportunista |
| AZT | Zidovudina | INI | Inibidor da Integrase |
| DRV | Darunavir | IP | Inibidor da Protease |
| DTG | Dolutegravir | ITRN | Inibidor da Transcriptase Reversa Análogo de Nucleosídeo/Nucleotídeo |
| EFV | Efavirenz | ITRNN | Inibidor Da Transcriptase Reversa Não Análogo De Nucleosídeo |
| ETR | Etravirina | LT-CD4 | LT (Linfócitos) CD4 (Grupamento De Diferenciação 4 Ou Cluster Of Differentation CD) |
| FTC | Entricitabina | MVHIV | Mulher Vivendo com HIV |
| LPV | Lopinavir | PEP | Profilaxia Pós-Exposição (Post-Exposure Prophylaxis) |
| NFV | Nelfinavir | PrEP | Profilaxia Pré-Exposição Sexual (Pre-Exposure Prophylaxis) |
| NVP | Nevirapina | SICLOM | Sistema de Controle Logístico de Medicamentos |
| RAL | Raltegravir | SINAN | Sistema De Informação De Agravos De Notificação |
| RTV | Ritonavir | TARV | Terapia Antirretroviral |
| TDF | Tenofovir | Teratogenia | Anormalidades e/ou malformação de bebês em decorrência de eventos durante o desenvolvimento intrauterino. |
| TV | Transmissão Vertical | ||