Ir para o conteúdo PET Comunicação Social Ir para o menu PET Comunicação Social Ir para a busca no site PET Comunicação Social Ir para o rodapé PET Comunicação Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PETCom realiza Atividade de Ensino para debater Democratização da Mídia



Na última terça-feira, 27, o Programa de Educação Tutorial da Comunicação Social (PETCom) realizou a atividade de ensino intitulada “Democratização da Mídia” com a presença do ministrante Bibiano Girard, doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM (POSCOM). A atividade foi realizada de forma online, pelo Google Meet, e contou com a participação de cerca de 25 ouvintes. 

A atividade, que teve duração de 1 hora e 30 minutos, iniciou com a fala do ministrante Bibiano Girard. Para ele, ao debater a democratização da mídia, “o primeiro ponto que devemos pensar é o direito”. Ele explica que o direito à comunicação está assegurado pela Constituição de 1988 e a democratização da mídia, nesse cenário, seria a plena possibilidade de comunicação e liberdade de expressão. De acordo com Bibiano Girard, para que se alcance essa plena liberdade dentro da realidade capitalista, é preciso debater a regulamentação da mídia para que a democratização seja fomentada. “Por isso, essa via da democratização acaba indo para a legislação”, completa o ministrante ao referir que a regulamentação e a democratização da mídia precisam andar juntas. Ele ainda observa os impasses que envolvem a regulamentação da mídia no Brasil e propõe que o debate acerca da temática não fique somente na ideia ilusória e romântica de uma democratização horizontal. 

Na debate que se estendeu aos ouvintes da Atividade de Ensino, Bibiano contou sobre a Revista “O Viés”. Esta, se descrevia como uma forma alternativa de escrever e pensar o jornalismo e esteve ativa de 2009 a 2016 em Santa Maria. “Era algo que a gente fazia por nós, pelas pessoas e pelo jornalismo que acreditávamos ser necessário na época”, comenta. O ministrante recordou sua trajetória no O Viés e contou que os repórteres criavam vínculos com os lugares que eram reportados de uma forma diferente, entendendo o problema e fazendo parte de ações junto à comunidade. “A ideia era nos camuflar”, completa Bibiano. Durante a sua atuação na cidade, O Viés foi o terceiro veículo mais lido de Santa Maria. O projeto encerrou em 2016 mas mantém o acervo que pode ser acessado pelo www.revistaovies.com/

Ao ser questionado sobre o papel da Universidade na construção de uma mídia democrática, Bibiano Girard reforça a graduação como um espaço de experimentação. “A Universidade é o ambiente onde eu devo imaginar, passar do limite do óbvio. Se for para repetir as práticas do cotidiano, eu não preciso entrar na Universidade”, comenta o ministrante. Ele ainda relata que é preciso fazer comunicação pensando que existe uma finalidade. 

Na próxima terça-feira, 04 de maio, o PETCom promove a segunda Leitura Compartilhada de 2021 e debate o texto “Democratização da Mídia, Espaço Público e Diversidade Cultural”, de Carlos Henrique Demarchi. Sugere-se, como leitura complementar, um texto do antropólogo Néstor García Canclini intitulado como “Cidades e cidadãos imaginados pelos meios de comunicação”. As inscrições estão sendo feitas via formulário que está disponível nas redes sociais do Programa.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-781-273

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes