Ir para o conteúdo PET Comunicação Social Ir para o menu PET Comunicação Social Ir para a busca no site PET Comunicação Social Ir para o rodapé PET Comunicação Social

PETCom promove atividade de ensino sobre Educomunicação

A atividade aconteceu na última terça, 11/05, com participação da Profª Cláudia Moraes

Com seguimento ao calendário de atividades de 2021, o Programa de Educação Tutorial da Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria – PETCOM / UFSM, promoveu ontem, 11/05, uma atividade de ensino sobre o conceito da educomunicação. O evento contou com a participação e mediação da Professora Dra. Cláudia Herte Moraes, que leciona nos cursos de Comunicação Social do campus de Frederico Westphalen e coordena o projeto de educomunicação “Mão na Mídia”. Cerca de 25 pessoas acompanharam a explanação e, posteriormente, fizeram perguntas sobre o assunto.

O conceito de educomunicação abrange duas áreas: a da educação e a da comunicação. No entanto, para a professora Cláudia, as interfaces entre essas duas áreas produzem um novo campo a partir da junção das mesmas, que é o campo da educomunicação. Apesar da subárea não ser tão nova, visto que já é estudada há pelo menos duas décadas, a discussão sobre ela e as novas formas de práticas educomunicativas são sempre importantes. No contexto sociocultural que a motiva, estão o direito à comunicação (por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos) e a digitalização da sociedade, que pensa a tecnologia como aliada da informação e o impacto social que a mesma proporciona. Para Girardi e Moraes (2009), a proposta da educomunicação é repensar o modo de comunicar na educação e de educar na comunicação.

Além do conceito amplo, Cláudia apresentou os principais autores que embasam os estudos em educomunicação, que são Paulo Freire (na educação) e Mário Káplun (na comunicação). Apresentou também conceitos como ecossistemas comunicativos, de Ismar Soares, a relação da área com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e as áreas de intervenção da educomunicação, a saber: educação para a comunicação/mídia; mediação tecnológica na educação; comunicação educativa; gestão comunicativa; educação comunicativa através das artes; pedagogia da comunicação; reflexão epistemológica e educomunicação ambiental.

Nas universidades públicas, a educomunicação é fortemente vinculada a projetos e ações de extensão. Cláudia Moraes leciona uma disciplina complementar de graduação com a temática, da qual já surgiram dois projetos, o Vídeo Entre Linhas, projeto de empoderamento audiovisual de estudantes da rede básica (e que hoje é coordenado pela Profª Janaína Gomes), e o projeto Mão na Mídia, mais abrangente, cujo objetivo é a produção de conteúdo sobre educomunicação a partir da articulação de outros projetos. Na próxima terça-feira, dia 18 de maio, o PETCom promoverá uma atividade de pesquisa de mesmo tema, a partir da Leitura Compartilhada do texto “Enlaces entre Educomunicação e Jornalismo Ambiental: a mudança climática em questão”, de autoria de Cláudia Herte Moraes e Ilza Maria Tourinho Girardi”. O evento tem início às 13h e segue até às 14h30. Você pode confirmar presença aqui e se inscrever através deste link. A atividade é gratuita e vale certificado. Os inscritos e inscritas receberão o texto na caixa de entrada do e-mail cadastrado.