Ir para o conteúdo PET Comunicação Social Ir para o menu PET Comunicação Social Ir para a busca no site PET Comunicação Social Ir para o rodapé PET Comunicação Social

PETCom realiza Leitura Compartilhada do artigo “O caso do portal vista-se: Midiatização e sociedade em rede”.

📍 Nesta terça-feira, 01 de junho, o Programa de Educação Tutorial da Comunicação Social (PETCom) se reuniu virtualmente para mais uma atividade de pesquisa. Para este quarto debate foi indicado um texto e um documentário.. O artigo,”O caso do portal vista-se: Midiatização e sociedade em rede”, de autoria de Ana Paula da Rosa e Luísa Schenato Staldon, e o documentário, “Vegano Periférico”, veiculado pelo Mídia Ninja no Youtube, como material complementar.. A temática dos objetos de estudo, estava em consonância com a última atividade de ensino do Programa, “Desmistificando o Veganismo”, realizada no dia 25 de maio, com Camila Ferrari, publicitária e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGCom-UFSM).

Com dinâmica a seguir como foram as últimas atividades de pesquisa, os slides foram preparados pelas petianas organizadoras, Bárbara Pazzatto Brandão e Gabriela Littke Cardoso, as quais também foram responsáveis pela mediação. O debate iniciou com a apresentação de cada uma das autoras,, sendo Ana Paula da Rosa Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação na Unisinos, e Luísa Schenato Staldon, Doutoranda bolsista CAPES/PROEX na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com estudos na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais sobre culturas underground.

O debate, por meio de interpretações a partir de citações, buscou traçar perspectivas sobre a midiatização, levando em consideração os teóricos propostos pelas autoras, como Fausto Neto, atualmente professor também da Unisinos, bem como entender o objeto de análise do texto, o “Portal Vista-se”, como uma multifaceta da mídia. O principal objetivo do encontro foi entender a crescente multidimensionalidade midiática e como os grupos ativistas que não ganham espaço nos meios tradicionais de comunicação, encontram canais alternativos para desmistificar, informar, promover e conscientizar sobre suas causas. Além disso, também buscou relacionar, de maneira crítica, o novo panorama das relações sociais mediadas pelas tecnologias digitais,que cada vez mais abrem espaço para grupos muitas vezes silenciados pelas ideias hegemônicas, tudo isso, com base na ideia de “sociedade em rede” do sociólogo espanhol, Manuel Castells.

Ao fim, deixou-se dois questionamentos: “Numa perspectiva de estudos de midiatização, quais pistas o fato da mídia estar, cada vez mais, abrindo espaço para o veganismo, pode fornecer sobre os processos que estão em andamento?” É importante pensarmos que existe um viés mercadológico por trás de muitas dessas aberturas, como discutimos no encontro de “Desmistificando o Veganismo” e “Como nós, futuros e futuras comunicólogas podemos criar uma mídia muito mais plural e consciente?”.
A atividade foi proveitosa, com a possibilidade de expandir o debate do texto às experiências do veganismo e mídia e reforçou a principal ideia trazida desde o último encontro sobre a temática, o veganismo não precisa ser elitista, muito pelo contrário.