Ir para o conteúdo PET Comunicação Social Ir para o menu PET Comunicação Social Ir para a busca no site PET Comunicação Social Ir para o rodapé PET Comunicação Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Em Atividade de Ensino, PETCom debate Representatividade e Protagonismo nas Produções Midiáticas



Foto dos integrantes do PETCom tirada durante um dos encontros de pesquisa pela plataforma Google Meet. As bordas superior e inferior da imagem possuem um detalhe azul escuro e no canto inferior esquerdo está escrito "Atividade de Ensino"

Na última terça-feira, dia 15, o Programa de Educação Tutorial da Comunicação Social da UFSM (PETCom) realizou mais uma atividade de ensino, intitulada “Representatividade e Protagonismo em Produções Midiáticas”,  que contou com a participação de Aleone Higidio, jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A atividade foi realizada pela plataforma Google Meet e contou com cerca de 30 participantes.

A atividade iniciou com a fala de Aleone, que contou sobre sua trajetória e experiências, as dificuldades que enfrentou para acessar e permanecer no ensino superior e o encontro com a Comunicação Social e o audiovisual. Aleone também falou sobre o documentário dirigido por ele: “LGBT de periferia: resistência, luta e empoderamento”, expondo como foi produzi-lo, as dificuldades e também os aprendizados proporcionados pelo contato com os entrevistados. 

A atividade ainda debateu como a representação de minorias sociais é importante e como, para além da representação, é necessário que essas minorias sejam protagonistas, de uma forma não estereotipada. Ainda, foi abordada a necessidade de políticas afirmativas na pós-graduação e como a falta desse apoio fica visível no baixo número de educadores negros no ensino superior brasileiro. 

Além disso, o debate de Aleone com os convidados abordou como a publicidade faz uso da representatividade de minorias, destacando a necessidade da comunicação, em todos os seus âmbitos, olhar para esse ponto. Por fim, o ministrante indicou leituras e obras audiovisuais que conversavam com a temática da atividade, como o livro “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa Djamila Ribeiro.

Na próxima terça-feira, dia 22 de junho, o PETCom realizará uma Leitura Compartilhada, onde será debatido o artigo “Jovem de ‘periferia’ como o outro na mídia: assimetria e leituras dissonantes”, de Rosaly de Seixas Brito, Danila Gentil Rodriguez Cal e Alda Cristina Silva da Costa. O texto pode ser acessado no link: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/17880/pdf

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-781-330

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes