Ir para o conteúdo PET Comunicação Social Ir para o menu PET Comunicação Social Ir para a busca no site PET Comunicação Social Ir para o rodapé PET Comunicação Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Rádio, comunidade e memória: episódio especial do Ecolândia relembra a história da Rádio Caraí e do projeto extensionista do PETCom



Na última sexta-feira (26), os integrantes do “Ecolândia – O mundo onde a gente vive” lançaram um episódio especial sobre o projeto. A produção revisita a trajetória da Rádio Caraí 106.3 FM e do Ecolândia, uma experiência de comunicação comunitária que marcou a região sul de Santa Maria (RS) e a formação de estudantes de comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Intitulado “Vozes da Zona Sul: uma história sobre rádio, comunidade e transformação”, o episódio resgata a trajetória da rádio comunitária a partir das memórias de quem participou ativamente de sua construção. A narrativa reuniu entrevistas com os idealizadores da Rádio Caraí, Paulo e Rose, Cristiano, ex-integrante do PETCom e do projeto Ecolândia, além da professora tutora Márcia, que esteve à frente da criação do projeto.

Criada com o objetivo de dar voz à comunidade, a Rádio Caraí se consolidou como um espaço de escuta, pertencimento e cidadania, tornando-se a primeira rádio comunitária de Santa Maria. A partir de 2006, a emissora passou a abrigar o projeto “Ecolândia – O mundo onde a gente vive”, desenvolvido por estudantes do PETCom da UFSM. Mais do que um programa de rádio, o Ecolândia se estabeleceu como um espaço de troca entre universidade e comunidade, fortalecendo o vínculo entre estudantes e moradores da região sul da cidade. 

A produção destaca como essa vivência contribuiu para a formação acadêmica e humana dos participantes, ao mesmo tempo em que ampliou o acesso da comunidade à comunicação e à informação. Mesmo fora do ar desde 2022, em razão do processo de renovação do registro da rádio, o legado da Rádio Caraí e do projeto Ecolândia permanece vivo. 

O episódio especial já está disponível no Spotify e busca registrar e valorizar a história da Rádio Caraí FM 106.3 e do próprio projeto desenvolvido pelo PET Comunicação Social da UFSM.

Texto: Ana Luísa Puntel e Camila Castilho

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-781-749

Publicações Recentes