O Grupo PET Educom Clima participou, dia 8 de novembro, da segunda edição do evento “Compartilhando Saberes: Integração Cultural”, realizado na Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. A ação celebra a presença indígena no ambiente universitário, reforçando a interculturalidade e o fortalecimento dos laços entre os povos originários da UFSM.

Nesta edição, o PET Educom Clima promoveu um momento de diálogo e troca de conhecimentos sobre a Conferência das Partes (COP). O destaque foi para a importância histórica da COP30 ser sediada no Brasil, em 2025, e o papel central dos povos indígenas nos debates internacionais sobre mudanças climáticas. A atividade contou com a participação dos estudantes do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, que contribuíram de forma ativa na atividade.

Como proposta prática, os petianos convidaram os acadêmicos a colaborarem na montagem da Estação Central da COP, iniciativa do Observatório do Clima que busca incentivar instituições, escolas, comunidades e coletivos a criarem espaços de formação e engajamento sobre a pauta climática. A ação visou estimular o diálogo sobre justiça climática e ampliar o acesso às informações relacionadas às decisões definidas na Conferência.
A Estação Central da COP surge como resposta à urgência climática já vivenciada em diferentes territórios, sejam florestas, campos, periferias ou grandes cidades. É uma estratégia para reforçar que as decisões internacionais têm impacto direto na vida das pessoas. Assim, a participação da comunidade acadêmica e indígena torna-se essencial para o fortalecimento desse debate no Brasil.
Com iniciativas como esta, o grupo PET Educom Clima reafirma seu compromisso com a educação ambiental, a educomunicação e a construção de espaços que ampliem a participação social nas pautas globais sobre o clima.

Por Franchesco de Oliveira | Bolsistas PET Educom Clima