LIVE COVID Psiq: “Dependência de internet em tempos de pandemia”
Publicado em
A Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)/Coordenadoria de Ações Educacionais(CAEd) e o projeto COVID Psiq convidam todos para assistirem à live com a temática “Dependência de internet em tempos de pandemia”, a ser ministrada pelo psiquiatra Daniel Spritzer, pelo ortopedista e traumatologista Leonardo Waihrich Guterres, pelo oftalmologista Alvaro Garcia Rossi e pelo psiquiatra e Prof. Dr. Vitor Crestani Calegaro, dia 06 de outubro de 2020, às 20h00min.
Daniel Spritzer é Psiquiatra da infância e adolescência pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Mestre e Doutorando em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas.
Leonardo Waihrich Guterres é Médico Ortopedista e Traumatologista (UFSM e HUSM), especialista em Ombro e Cotovelo (IOT Passo Fundo). Atualmente, é Professor de Anatomia e Ortopedia e Traumatologia do curso de Medicina da Universidade Franciscana (UFN).
O Dr. Alvaro Garcia Rossi é Médico Oftalmologista (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais), possui Mestrado e Doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina Ribeirão Preto -USP e, atualmente, é Professor Associado da UFSM e UFN.
O Prof. Dr. Vitor Crestani Calegaro, pesquisador responsável pelo projeto CovidPsiq, é professor adjunto do Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Santa Maria e atua como médico psiquiatra na Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd/UFSM) prestando atendimento aos alunos da instituição.
Esse evento está sendo promovido pela Coordenadoria de Ações Educacionais – CAEd UFSM.
DESCRIÇÃO DE IMAGEM: imagem em formato quadrado, com o fundo da imagem na cor bege. No ângulo superior esquerdo, lê-se “LIVE”, em letras maiúsculas, na cor roxa. À direita, na mesma linha horizontal, um abaixo do outro, há o logo do Facebook (quadrado azul, de ângulos arredondados, com a letra F minúscula ao centro, na cor branca) e o logo do Youtube (retângulo vermelho, de ângulos arredondadas, com um triângulo branco ao centro, indicando à direita). Em seguida, no mesmo sentido, há o logo do projeto COVID Psiq (rosto humano, de perfil, delineado na cor roxa, com a imagem de uma árvore, cuja copa está no lugar do cérebro) e o brasão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), formado pelos seguintes elementos: três archotes de fogo, que simbolizam os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão; a flor-de-lis, simbolizando a purificação, e os archotes com a chama do conhecimento, representando a luz que ilumina o caminho para a sabedoria; o brasão, denotando moral e respeito; a frase em latim “Sedes Sapientiae”, que significa sede (lugar, casa) da sabedoria*. Na base do brasão, há a sigla CAEd (Coordenadoria de Ações Educacionais). Abaixo, lê-se o título da live, “Dependência de Internet em tempos de pandemia”. Abaixo, em linha horizontal, dentro de círculos na cor roxa, há as fotos dos ministrantes da live. No sentido da esquerda para a direita, primeiramente, há foto do Dr. Alvaro Garcia Rossi, médico oftalmologista, tratando-se de homem de pele clara, cabelo castanho, com um leve sorriso, usando óculos de grau, camisa social branca, gravata listrada e jaleco branco. Em seguida, há a foto de Leonardo Waihrich Guterres, médico ortopedista e traumatologista, tratando-se de homem de pele clara, barba e cabelos castanhos, usando óculos de grau, vestindo camisa social azul clara, gravata azul-marinho e jaleco branco. Na sequência, há a foto de Daniel Tornaim Spritzer, médico psiquiatra, tratando-se de homem de pele clara, barba e cabelo castanhos, usando óculos de grau e com expressão sorridente. Por último, há a foto do Dr. Vitor Crestani Calegaro, tratando de homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos e expressão sorridente. Usa óculos de grau e barba. Veste camisa social bege, blusa pull over, nas cores marrom e preta, e casaco preto. A identificação dos ministrantes encontra-se abaixo das respectivas fotografias. No ângulo inferior esquerdo, há informações sobre data e horário de realização da live, “Dia 6 de outubro”, “20h00min”. No ângulo inferior direito, dentro de uma ondulação na cor roxa, lêem-se as informações sobre o acesso à transmissão da live: “Para acompanhar, acesse youtube.com/c/covidpsiq ou nosso Facebook COVIDPsiq”. Fonte da descrição do brasão da UFSM: Identidade Visual (https://www.ufsm.br/identidade-institucional/), em 04 de outubro de 2020.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.