Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Manual de Biossegurança da UFSM durante a pandemia do COVID-19

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) divulga o Manual de Biossegurança da UFSM durante a pandemia do COVID-19.

O documento completo está em anexo.

Descrição de imagem: imagem retangular na vertical. Fundo em duas cores, sendo a metade direita na cor azul acinzentada e a metade esquerda na cor branca. No centro, há a figura de uma pessoa vestida com equipamentos de segurança, como capacete, máscara e jaleco. Na metade direita, onde o fundo é azul acinzentado, a figura é na cor branca; na metade esquerda, onde o fundo é branco, a figura é na cor azul acinzentado. Dispostos aleatoriamente em toda a imagem, há doze desenhos de um vírus, com formato circular, contendo pontas arredondadas ao redor. Seis desses desenhos são na cor branca e seis são na cor azul acinzentada. No canto superior direito da imagem, está escrito, em letras na cor branca, a seguinte frase: Manual de Biossegurança. Abaixo dessa, há outra frase, com letras na cor azul escura, na qual lê-se o seguinte: “Para a comunidade acadêmica durante a pandemia de Covid-19”. No canto superior esquerdo, há uma pequena etiqueta retangular, disposição vertical, na cor roxa, com a ponta inferior arredondada. Nessa etiqueta, há a figura do rosto de uma pessoa, usando uma máscara, sendo esse acessório na cor branca. Acima dessa figura, escrito em letras na cor branca, lê-se a sigla “UFSM”. Abaixo da figura, escrito em letras na cor branca, há a inscrição: “Contra a Covid-19”. No canto inferior esquerdo, há o brasão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), formado pelos seguintes elementos: três archotes de fogo, que simbolizam os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão; a flor-de-lis, simbolizando a purificação, e os archotes com a chama do conhecimento, representando a luz que ilumina o caminho para a sabedoria; o brasão, denotando moral e respeito; a frase em latim “Sedes Sapientiae”, que significa sede (lugar, casa) da sabedoria*. No ângulo inferior direito, lê-se, em letras na cor branca, o seguinte: “Santa Maria, 29 de julho de 2020”.

*Fonte da descrição do brasão da UFSM: Identidade Visual (https://www.ufsm.br/identidade-institucional/), em 02 de setembro de 2020.

Manual de Biossegurança da UFSM. COVID-19