Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Formas de Ingresso

Formas de Ingresso

Ingresso na Graduação

Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

A maior parte das vagas de graduação da UFSM passou a ser ofertada através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), gerenciado pelo Ministério da Educação, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A UFSM oferece vagas nas duas seleções anuais do SiSU (SiSU-1 e SiSU-2), no início de cada semestre. Alguns cursos possuem duplo ingresso, enquanto outros ofertam turmas apenas no primeiro ou no segundo semestre letivo. Acompanhe os editais e datas para inscrição no SiSU e suas chamadas.

Ingresso/Reingresso

Semestralmente, são publicados os Editais de Preenchimento de Vagas – Ingresso/Reingresso, de acordo com a Resolução N. 013/2015. Esses editais regem o preenchimento de vagas nos cursos de graduação presenciais ou a distância da UFSM, nas seguintes modalidades possíveis, desde que previstas no trecho do Edital referente a cada Curso:

1) reingresso: retorno de ex-aluno da UFSM para curso que abandonou ou cancelou;

2) transferência interna: para candidato regularmente matriculado ou com trancamento total em curso de graduação da UFSM, que pretenda trocar para outro curso da própria instituição;

3) reingresso com transferência interna: retorno de ex-aluno da UFSM, que abandonou ou cancelou o curso e solicita reingresso em curso da UFSM diferente daquele abandonado ou cancelado (com código de curso diferente);

4) transferência externa: transferência de aluno de outra Instituição de Ensino Superior brasileira ou estrangeira, pública ou privada, regularmente matriculado ou com trancamento total de matrícula, para curso da UFSM;

5) portador de diploma: candidato portador de diploma de graduação reconhecido nacionalmente.

Acompanhe os editais semestrais de ingresso e reingresso.

Aluno especial

Existem duas modalidades nesta forma de ingresso.

Aluno Especial I: é o processo seletivo de aluno especial de graduação que, sem gerar vínculo com a UFSM, permite aos portadores de diploma de graduação frequentarem algumas disciplinas em curso(s) de graduação (até um total de 10 disciplinas de um mesmo currículo). 

Aluno Especial II: É o processo seletivo de aluno especial de graduação que permite a matricula em até 03 (três) disciplinas (Graduação) por semestre letivo. O requisito básico para requerer disciplinas como Aluno Especial II é ter idade mínima de 55 anos no ato da matrícula.

Acompanhe as datas para inscrição de Aluno Especial no Calendário Acadêmico.

Dança Bacharelado e Música (Licenciatura – Bacharelado – Música e Tecnologia)

As inscrições e seleções para estes cursos ocorrem por meio de edital específico. Acompanhe os editais de ingresso para Dança bacharelado e Música.

Processo Seletivo Indígena

As inscrições e seleções para estes cursos ocorrem por meio de edital específico. Acompanhe os editais do Processo Seletivo Indígena.

Refugiados e Migrantes em situação de vulnerabilidade

O edital permanente destina-se aos cursos técnicos, tecnológicos e de graduação da universidade. É reservado o percentual de até 5% do número total de vagas de cada curso, mediante a aprovação do respectivo colegiado de curso. Para concorrer às vagas, são admitidos migrantes ou refugiados que tenham concluído estudos de Ensino Médio ou equivalente no país de envio (ou em outro país onde residiram). Também são admitidos como candidatos aqueles migrantes ou refugiados que tenham sido impossibilitados de dar continuidade ao Ensino Técnico ou Superior no país de envio (ou em outro país onde residiram), pelo motivo da migração, ou que já tenham concluído tais estudos equivalentes e não lhe seja de interesse a revalidação de diploma. 

Saiba como se inscrever para o ingresso de Refugiados e Migrantes.

Ingresso nos cursos EaD

Os cursos de ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil selecionam estudantes por processo seletivo próprio. Acompanhe os editais de seleção para os cursos EaD.

Ingresso na Pós-Graduação

Aluno regular

A seleção para aluno regular de pós-graduação ocorre por meio de edital publicado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Cada curso define sua forma de seleção a partir de entrega de currículo lattes, entrevistas, provas, projeto de pesquisa, etc. Acompanhe os editais para ingresso na pós-graduação.

Aluno Especial

A seleção para Aluno Especial I PG é feita pelas Coordenações dos Cursos, segundo edital, o qual descreve as normas para inscrição, seleção e análise documental classificatória dos candidatos. As vagas destinadas a esses alunos são aquelas resultantes de saldo positivo, em função de os alunos regulares da UFSM não terem ocupado tais vagas em suas matrículas. Por essa razão, a classificação para Aluno Especial I ocorre sempre após o início do semestre letivo, já que é necessário avaliar as vagas ociosas em disciplinas. Veja mais sobre Ingresso de Aluno Especial na Pós-Graduação.

Ingresso no Ensino Médio e Cursos Técnicos

A admissão de alunos para ingresso no Ensino Médio e nos cursos técnicos dos Colégios Politécnico e Técnico Industrial, é feita através de Prova de Seleção, conforme disposição edital. Acompanhe os processos seletivos para os Colégios.

 

Ingresso na Educação Infantil

 

Conforme o Regimento Interno da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo,  o preenchimento de vagas para ingresso na UEIIA se dá por sorteio público, com data e local previstos em edital divulgado em geral na segunda quinzena de novembro do ano anterior. 

Conheça também