Pular para o conteúdo
Imagem do brasão composta por quatro elementos: escudo, flor de lis, archotes e lema.
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

SiSU

O Enem e o SiSU na UFSM

Desde 2016, a maior parte das vagas de graduação da UFSM passou a ser ofertada através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), gerenciado pelo Ministério da Educação, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A seleção aos cursos de Dança Bacharelado, Música e Tecnologia, Música Bacharelado (Canto ou Instrumento) e Música Licenciatura, por exigir prova de conhecimentos específicos, é regida por edital próprio, que também utiliza a nota do Enem.

Outros cursos possuem editais de seleção específicos, como o Programa Especial de Graduação (PEG) de Formação de Professores para a Educação Profissional (modalidade Presencial ou EaD), o Programa Nacional de Professores da Educação Básica (Parfor) e os Cursos de graduação a distância (EaD).

A UFSM também oferta vagas em 18 cursos para indígenas aldeados através do Processo Seletivo Indígena.

 

Desse modo, na maioria dos cursos de graduação ofertados, as vagas do SiSU/UFSM passaram a estar distribuídas assim:

A0: Vagas destinadas à ampla concorrência, para candidatos que não se enquadram nas cotas ou que não desejam concorrer por meio delas;

L1: Vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);

L2: Vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

L5: Vagas para candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

L6: Vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

L9: Vagas para candidatos com deficiência, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

L10: Vagas para candidatos com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

L13: Vagas para candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

L14: Vagas para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

 

A UFSM oferece vagas nas duas seleções anuais do SiSU (SiSU-1 e SiSU-2), no início de cada semestre. Alguns cursos possuem duplo ingresso, enquanto outros ofertam turmas apenas no primeiro ou no segundo semestre letivo.

 

O site SiSU UFSM traz todas as informações necessárias ao candidato, como:

– o Termo de Adesão, que contém os cursos oferecidos no semestre, as vagas ofertadas divididas por cota, o peso de cada prova do Enem especificamente para cada curso, além da documentação exigida para cada cota;

– o Edital , com as orientações para a Chamada Regular, para as Chamadas Orais da Lista de Espera do SiSU, o Quadro de Vagas e a Listagem dos Convocados;

– a Legislação Federal referente ao sistema de seleção.

 

Notas mínimas, máximas e médias de edições anteriores do SiSU/UFSM, por curso, prova e cota, podem ser consultadas em Dados SiSU UFSM.

Os Editais anteriores também podem ser acessados no site SiSU/UFSM.

 

Orientações sobre desistência/cancelamento de curso, aproveitamento/dispensa de disciplinas e trancamento total/parcial de matrícula são obtidas diretamente no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA).

Informações sobre o Edital de Ingresso e Reingresso, que rege transferências externas/internas, reingresso de ex-alunos e as vagas para portadores de diploma superior, estão disponíveis AQUI.

Dúvidas sobre moradia provisória, assistência estudantil e inscrição no Benefício Socioeconômico (BSE), para concorrência a vaga na Casa do Estudante, devem ser tratadas com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), pelos telefones  (55) 3220-8778 ou 3220-9535 da 8 às 20 horas, ou pelo e-mail prae@ufsm.br.

 

Outras informações sobre Enem e SiSU podem ser obtidas com a Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (COPA/PROGRAD):
(55) 3220-8187 – copa.prograd@ufsm.br

Email: assessoriaderca@ufsm.br

Portal SiSU/UFSM: http://www.coperves.ufsm.br/sisu/ 

Facebook: https://www.facebook.com/confirmacaodevagaUFSM 

Cronograma ENEM: http://enem.inep.gov.br/

Cronograma SiSU: http://sisu.mec.gov.br 

Cursos de graduação presenciais da UFSM: https://www.ufsm.br/graduacao/

Cursos de graduação a distância (EaD) da UFSM: https://nte.ufsm.br/cursos 

Pesquisa de vagas da Universidade Federal de Santa Maria no site do SiSU:
http://sisu.mec.gov.br/cursos?tipo=ies&valor=582