Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo
Notícias
Utilidades
Apresentação

Desde 2016, a maior parte das vagas de graduação da UFSM passou a ser ofertada através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), gerenciado pelo Ministério da Educação, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A UFSM oferece vagas nas duas seleções anuais do SiSU (SiSU-1 e SiSU-2), no início de cada semestre. Alguns cursos possuem duplo ingresso, enquanto outros ofertam turmas apenas no primeiro ou no segundo semestre letivo.

 

25/11 –  Publicação do Termo de Adesão MEC/UFSM/SiSU 2020-1ºSemestre, com:

  • a relação dos cursos ofertados no 1º semestre pela UFSM no Campus Sede (Santa Maria) e nos três Campi Descentralizados (Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões);
  • as vagas oferecidas na Ampla Concorrência e nas oito modalidades de Cotas em cada curso;
  • a documentação básica (para todos) e específica (por cotas) exigida na Confirmação de Vaga;
  • a nota mínima de cada prova do Enem para concorrer ao curso;
  • o peso de cada prova do Enem, o que pode alterar a pontuação final do(a) Candidato(a) no SiSU.

18/12 –  Abertura da consulta de vagas do SiSU no site sisu.mec.gov.br 

17/01 –  Divulgação das notas do Enem no site enem.inep.gov.br 

21 a 26/01 – Inscrição no SiSU pelo site sisu.mec.gov.br .

  • se esqueceu seus dados, pode recuperá-los na página enem.inep.gov.br 
  • o Ministério da Educação atualiza diariamente a NOTA DE CORTE de cada curso, possibilitando aos candidatos analisarem suas chances de serem classificados em sua primeira ou segunda opção de curso, permitindo realizar trocas até as 23h59min do dia 24/01.

22/01 – Publicação do Edital com instruções para a Confirmação de Vaga da Chamada Regular em www.ufsm.br/sisu. 

28/01 – Divulgação do listão com os classificados na Chamada Regular, no site sisu.mec.gov.br

29/01 a 04/02 – Inscrição na Lista de Espera em sisu.mec.gov.br . Candidatos que não foram classificados na sua primeira opção de curso nem na segunda opção podem manifestar interesse em continuar concorrendo a um dos cursos, clicando no Boletim do Candidato e seguindo as instruções até o final.

 

30/01 a 04/02 – Confirmação de Vaga da Chamada Regular conforme Edital:

  • Cursos Cachoeira do Sul: 30 ou 31/01 no próprio Campus;
  • Cursos Frederico Westphalen: 30 ou 31/01 no próprio Campus;;
  • Cursos Palmeira das Missões: 30 ou 31/01 no próprio Campus;;
  • Cursos Santa Maria: 03 ou 04 de fevereiro no Campus Sede em Santa Maria;
  • Retardatários de qualquer Campus que não confirmaram a vaga no dia indicado: 03 ou 04 de fevereiro, no Campus Sede em Santa Maria) .

EM BREVE: Publicação do Edital da Primeira Chamada Oral da Lista de Espera no site www.ufsm.br/sisu (com data, local, horário e instruções para Confirmação de Vaga), junto com o Quantitativo de vagas por curso e cota e a Lista de Convocados para a Chamada Oral

EM BREVE: Caso haja sobra de vagas da Primeira Chamada Oral da Lista de Espera, publica-se o Edital da Segunda Chamada Oral da Lista de Espera no site www.ufsm.br/sisu (com data, local, horário e instruções para Confirmação de Vaga), junto com o Quantitativo de vagas por curso e a Lista de Convocados para a Chamada Oral, sem classificação por cotas (lista única em ordem decrescente de pontuação por curso).

EM BREVE: Após as Chamadas Orais da Lista de Espera, a UFSM pode lançar Edital de Vagas Complementares, se ainda existirem vagas remanescentes do SiSU, abrindo inscrições também a quem realizou o Enem em anos anteriores a 2019. Uma outra inscrição, independente do SiSU, é feita diretamente na seção de Editais em www.ufsm.br/sisu

Acesse também nosso Guia SiSU UFSM, que traz um tutorial de orientação aos(às) Candidatos(as) e perguntas frequentes.

 

Outras informações podem ser obtidas através do email copa.sisu@ufsm.brdos telefones (55) 3220.8338 e 3220.8187 e pela página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook.