Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Moradia Estudantil e Benefício Socioeconômico (BSE)

IMPORTANTE! Leia AQUI as orientações da PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis para o primeiro semestre letivo de 2020

Leia também a ATUALIZAÇÃO no portal www.ufsm.br.

Número atualizado de vagas nas moradias provisórias (acesso para a Casa do Estudante) 26/2/2020  

Edital 004/2020-PRAE – Processo Seletivo do Benefício Socioeconômico (BSE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFSM

Edital 003/2020-PRAE – Processo Seletivo para a Moradia Estudantil (CEU IV) – Campus de Frederico Westphalen

ATENÇÃO!!! Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas e administrativas da UFSM devido à pandemia do novo coronavírus, moradores da Casa do Estudante com suspeita de COVID – 19 devem entrar em contato prévio com a equipe da Saúde da Casa, pelo telefone (55) 99147-2757. Dúvidas podem ser sanadas pelo Disque-COVID, fone (55) 3220-8500.

 

O que é o Benefício Socioeconômico (BSE)?

O BSE é um direito do aluno da UFSM, regularmente matriculado em cursos presenciais, que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Abrange os seguintes benefícios:

  • Moradia estudantil na Casa do Estudante Universitário (CEU);
  • Bolsa alimentação (desconto no Restaurante Universitário – R.U.);
  • Bolsa transporte (no sistema de ônibus urbano municipal);
  • Auxílio para aquisição de materiais pedagógicos;
  • Atendimento odontológico.

Como faço para solicitar o BSE?

Para solicitar o BSE, o aluno deve seguir as orientações publicadas em Edital da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) no início de cada semestre letivo. Mesmo aqueles estudantes que ingressaram pela ampla concorrência nos processos seletivos, ou por cotas não socioeconômicas, podem solicitar o BSE. 

A lista de documentos solicitados para o BSE está disponível AQUI. Outras informações sobre BSE e Moradia Estudantil são obtidas AQUI.

 

Sou de outra cidade e não tenho onde ficar quando for a Santa Maria, a Universidade tem algum local disponível? 

Para o calouro não-residente em Santa Maria, será disponibilizada uma moradia provisória enquanto aguarda o resultado do processo seletivo Benefício Socioeconômico (BSE) e vaga na Casa do Estudante, havendo possibilidade de vagas diferenciadas para estudantes menores de idade.

Como é a moradia provisória? 

A moradia provisória, no prédio da União Universitária (foto), consiste de 3 salões de alojamento coletivo, com 80 vagas no alojamento masculino, 70 vagas no feminino e mais 50 vagas em alojamento misto. Os estudantes poderão ser alocados em outros locais, como a Casa do Estudante do centro, conforme disponibilidade de vagas.

É fácil conseguir vaga na Casa do Estudante? Demora muito?

Atualmente, devido à pouca oferta de vagas, os estudantes têm demorado mais de 6 meses até conseguir ingressar na moradia estudantil.

 

Ainda fiquei com dúvidas sobre o BSE, estou com algumas dificuldades e gostaria de conversar.

Dúvidas referentes ao Edital do BSE e à Moradia Estudantil devem ser esclarecidas diretamente com o Setor BSE da PRAE, através dos telefones (55) 3220-8778, 3220-8311, 3220-9535 e 3220-8825, pelo email  secretariaprae@ufsm.br, através da página facebook.com/prae.ufsm  ou pessoalmente, no terceiro andar do Prédio 48-D do Campus sede, em Santa Maria.

Texto: PRAE