Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

Aviso de Conectividade Saber Mais

Moradia Estudantil e Benefício Socioeconômico (BSE)

O que é o Benefício Socioeconômico (BSE)?

Concorrer ao BSE é um direito do aluno da UFSM, regularmente matriculado em cursos presenciais, que se encontra em situação de vulnerabilidade social, mesmo não tendo ingressado por cotas socioeconômicas.

Ingressar na UFSM por cota de baixa renda no SiSU, ou via Processo Seletivo Indígena ou, ainda, por Edital para Refugiados e Migrantes em situação de vulnerabilidade, entretanto, não é garantia de obtenção do BSE, uma vez que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) possui editais e procedimentos próprios de análise, como auditorias, entrevistas e outras verificações. O BSE abrange os seguintes benefícios:

• Moradia estudantil na Casa do Estudante Universitário (CEU);
  • Bolsa alimentação (desconto no Restaurante Universitário – R.U.);
  • Bolsa transporte (no sistema de ônibus urbano municipal);
  • Auxílio para aquisição de materiais pedagógicos;
  • Auxílio Inclusão Digital;
  • Atendimento odontológico.

Como faço para solicitar o BSE?

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), é a responsável pela publicação dos Editais de Seleção ao BSE e de acesso aos benefícios.

Cabe aos(às) alunos(as) classificados(as) via SiSU, Processo Seletivo Indígena, Processo Seletivo Dança Bacharelado e Música, editais de Ingresso e Reingresso, edital para migrantes e refugiados(as) ou outras formas de seleção da UFSM, manterem-se informados(as), junto à PRAE, sobre os procedimentos de ingresso de novos(as) estudantes nas Moradias Estudantis (Casa do Estudante – CEU, União Universitária, Casa do Estudante Indígena), ingresso via Programa de Auxílio à Moradia (PAM) e acesso aos Restaurantes Universitários e aos demais benefícios.

Dúvidas referentes ao Edital do BSE, Restaurantes Universitários, Transporte Coletivo e à Moradia Estudantil devem ser esclarecidas diretamente com o Setor BSE da PRAE, através dos emails prae@ufsm.br e  secretariaprae@ufsm.br, do site ufsm.br/prae ou através da página facebook.com/prae.ufsm