Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

Moradia Estudantil e Benefício Socioeconômico (BSE)

O que é o Benefício Socioeconômico (BSE)?

Concorrer ao BSE é um direito do aluno da UFSM, regularmente matriculado em cursos presenciais, que se encontra em situação de vulnerabilidade social, mesmo não tendo ingressado por cotas socioeconômicas.

A PROGRAD (Pró-reitoria de Graduação) tem seus procedimentos de análise socioeconômica descritos em seus Editais de seleção, visando ao ingresso de acadêmicos(as).

Já a PRAE (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis) também possui editais e procedimentos próprios de análise, como auditorias, entrevistas e outras verificações, para análise socioeconômica dos(as) alunos(as), visando à concessão do BSE.

Juntas, todas as Pró-reitorias e demais órgãos da UFSM trabalham pela permanência com qualidade dos(as) acadêmicos(as) na Universidade, colaborando para que estes(as) concluam com sucesso sua graduação, seu curso técnico/médio/pós-médio e/ou sua pós-graduação.

Ingressar na UFSM pelo Processo Seletivo Indígena, pelo Edital para Refugiados e Migrantes em situação de vulnerabilidade, ou, ainda, por cota de baixa renda via ENEM/SiSU ou Vestibular, portanto, não é garantia direta de obtenção do BSE, uma vez que a PRAE pode solicitar outros dados do(a) estudante para análise. O BSE abrange os seguintes benefícios:

Como faço para solicitar o BSE?

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), é a responsável pela publicação dos Editais de Seleção ao BSE e de acesso aos benefícios.

Cabe aos(às) alunos(as) classificados(as) via SiSU, Processo Seletivo Indígena, Processo Seletivo Dança Bacharelado e Música, editais de Ingresso e Reingresso, edital para migrantes e refugiados(as) ou outras formas de seleção da UFSM, manterem-se informados(as), junto à PRAE, sobre os procedimentos de ingresso de novos(as) estudantes nas Moradias Estudantis (Casa do Estudante – CEU, União Universitária, Casa do Estudante Indígena), ingresso via Programa de Auxílio à Moradia (PAM) e acesso aos Restaurantes Universitários e aos demais benefícios.

Dúvidas referentes ao Edital do BSE, Restaurantes Universitários, Transporte Coletivo e à Moradia Estudantil devem ser esclarecidas diretamente com o Setor BSE da PRAE, através dos emails prae@ufsm.br e  secretariaprae@ufsm.br, do site ufsm.br/prae ou através da página facebook.com/prae.ufsm.

Dúvidas sobre processo seletivo de ingresso na Casa de Estudante Universitário (CEU) podem ser enviadas para os seguintes e-mails: