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Apresentação

 

Datas importantes do SiSU 2021-1 UFSM:

🚩 ENEM 2020 – Calendário de provas e resultados do Exame Nacional do Ensino Médio: https://enem.inep.gov.br/

🚩 Criação de login e senha para acesso ao SiSU no sistema gov.br: https://sso.acesso.gov.br/login

🚩  SiSU – Inscrições de 06 a 14 de abril de 2021 em https://sisu.mec.gov.br

🚩  09/04/21 – Publicação do Edital da Chamada Regular do SiSU 2021-1 UFSM em https://ufsm.br/sisu, com modelos de documentação e orientações para encaminhamento dos documentos digitalizados por meio do Portal de Confirmação de Vaga

🚩 Publicação do Listão dos(as) Classificados(as) na Chamada Regular: 16 de abril de 2021 em https://sisu.mec.gov.br

🚩 Confirmação de Vaga/Matrícula dos(as) Classificados(as) na Chamada Regular do SiSU 2021-1 por envio digital da documentação no Portal de Confirmação de Vaga da UFSM:  

Conforme o Edital Retificado, os(as) candidatos(as) classificados(as) nas cotas L2, L6, L9, L10, L13 e L14 (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e/ou pessoa com deficiência) deverão realizar o envio da documentação digitalizada via Portal de Confirmação de Vaga  somente nos dias 19 ou 20 de abril de 2021.

🚩 Entrevistas via webconferência no Google Meet para candidatos(as) das cotas étnico-raciais e/ou para pessoas com deficiência: As webconferências para estes candidatos(as) serão divulgadas no dia 16 de abril de 2021 em ufsm.br/sisu, com previsão de agendamento para os dias 21 e 22 de abril de 2021.

Os(as) demais candidatos(as), classificados na Ampla Concorrência ou nas cotas L1 ou L5, poderão realizar o envio de sua documentação digitalizada via Portal de Confirmação de Vaga  nos dias 19 a 21 de abril de 2021.

 

🚩 Inscrição na Lista de Espera : manifestação formal de interesse por quem não for classificado em nenhuma das duas opções de curso – de 16 a 23 de abril de 2021 em https://sisu.mec.gov.br   

Outras informações podem ser obtidas através do email copa.sisu@ufsm.br, do Guia SiSU UFSM 2021-1 e da página Confirmação de Vaga – UFSM no Facebook.

 

O QUE É O SiSU? É o Sistema de Seleção Unificada, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior de todo o país oferecem vagas gratuitas nos cursos de graduação para candidatos(as) participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A maior parte das vagas nos cursos de graduação da UFSM é ofertada via SiSU. Outras seleções na UFSM compreendem o Processo Seletivo Indígena, o Processo Seletivo Dança Bacharelado e Música, além do Processo Seletivo para os Cursos de Graduação EaD, que não estão com seus prazos de inscrição abertos.

No SiSU 2021-1 poderão inscrever-se os(as) candidatos(as) que realizaram o Enem mais recente (Enem 2020). As notas do Enem foram divulgadas pelo MEC no final de março no site enem.inep.gov.br. Concorre no SiSU quem não zerou a redação e não se inscreveu na condição de treineiro no Enem.

 

COMO INSCREVER-SE NO SiSU? O MEC abrirá o prazo de inscrições entre os dias 06 e 14 de abril de 2021 no site sisu.mec.gov.br. O(a) candidato(a) deverá acessar o sistema com seu login e senha cadastrados no Sistema gov.br. A publicação do Listão dos(as) Classificados(as) na Chamada Regular está prevista para 16 de abril de 2021 em sisu.mec.gov.br.

 

ONDE ESTÃO OS CURSOS E VAGAS OFERTADOS PELA UFSM NO SiSU 2021-1?  A UFSM publicou em 23/2/21 o Termo de Adesão UFSM/SiSU 2021-1 em ufsm.br/sisu. O documento traz a lista de cursos ofertados no primeiro semestre, a distribuição das vagas por cota e a lista de documentos gerais (para todos os classificados) e específicos (para os classificados por cota), a serem enviados de forma digital via Portal UFSM no momento da confirmação de vaga.

Os cursos ofertados e as vagas divididas por cotas também podem ser pesquisados diretamente no Site do SiSU/MECmantido pelo Ministério da Educação, quando o sistema está habilitado.

A UFSM publicou em 09/04 o Edital da Chamada Regular do SiSU 2021-1, com todas as orientações para o envio da documentação, além dos modelos de documentos. Os(as) classificados(as) devem seguir os procedimentos, a fim de não perderem a vaga por indeferimento, caso não apresentem no tempo hábil todos os documentos solicitados ou não consigam comprovar as condições declaradas.   

 

COMO SABER SE TENHO NOTA PARA CONCORRER AOS CURSOS DA UFSM? Ao se cadastrar para o SiSU 2021-1 no site sisu.mec.gov.br, o(a) candidato(a) poderá escolher até dois cursos, da mesma instituição de ensino ou de instituições diferentes. Também deverá optar em concorrer pelo Sistema de Cotas (destinado a quem cursou integralmente o Ensino Médio em escola pública) ou pela Ampla Concorrência (destinado a quem não se encaixa nas cotas ou não quer concorrer por meio delas).

De 07 a 14 de abril, o MEC divulgará diariamente a nota de corte atualizada de cada curso, proporcionando ao(à) candidato(a) verificar suas chances de ser classificado(a).

Até o dia 14 às 23h59min os(as) candidatos(as) poderão alterar suas escolhas de curso, instituição e cota. As opções definitivas para concorrer às vagas serão as últimas que o(a) candidato(a) deixar registradas no sistema do SiSU/MEC, às 23h59min de 14/04/2021. 

Caso o(a) candidato(a) não tenha pontuação suficiente para concorrer a um determinado curso, será avisado pelo sistema. O site também calcula automaticamente o peso para determinado curso de cada prova do Enem (Redação, Matemática e suas Tecnologias etc.), o qual pode variar de acordo com cada instituição para um mesmo curso.

 

MESMO CLASSIFICADO, POSSO PERDER A VAGA PELO ENVIO INCORRETO/INCOMPLETO DE DOCUMENTAÇÃO OU POR INSCRIÇÃO EM COTA ERRADA NO SiSU? Sim. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) recomenda que os(as) candidatos(as) providenciem e digitalizem com antecedência a documentação geral (para todos) e específica (para as cotas). Quando classificados(as), deverão acessar o Portal de Confirmação de Vaga da UFSM conforme instruções do Edital específico, fazer o login e realizar o envio de toda a documentação de uma só vez.

As falhas mais comuns ocorrem por desatenção na leitura do Termo de Adesão e do Edital. Frequentemente os(as) candidatos não separam com antecedência documentos básicos, como Certidão de Nascimento, ou extraviam seu Histórico Escolar e demoram a solicitar uma segunda via na Escola onde cursaram o Ensino Médio, a qual pode estar operando em atendimento reduzido devido à pandemia de Covid-19.

Outras vezes não providenciam a tempo documentos como Título Eleitoral (para maiores de 18 anos), quitação do Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino) ou atestado de aptidão ao esforço físico (para os cursos de Educação Física).

Algumas cotas exigem uma série de documentos específicos atualizados. As cotas socioeconômicas, por exemplo, solicitam documentações de cada membro do grupo familiar declarado pelo(a) candidato(a), o que pode envolver comprovação de moradia e renda, além de cópias de carteira de trabalho, extratos bancários, pensões, contracheques, comprovante de Imposto de Renda de cada pessoa que colabora com a renda da família ou dela usufrui;

O(a) candidato(a) que for indeferido(a) receberá um email da UFSM com instruções, dando um breve prazo para que possa apresentar recurso via Portal de Confirmação de Vaga, corrigindo ou complementando a documentação apresentada. Após análise do recurso pelas Comissões, caso persista o indeferimento, o(a) candidato(a) receberá outra mensagem informando que sua matrícula não foi efetivada.

Há casos em que o(a) candidato(a) relata que se inscreveu por engano em cotas para pretos, pardos ou indígenas, para pessoas com deficiência e/ou em cotas que exigem análise de renda, não podendo entretanto comprovar tais condições. A UFSM não tem como alterar a inscrição do(a) candidato(a) junto ao sistema do SiSU/MEC, realocando-o na Ampla Concorrência ou em outra cota.

 

QUANDO SERÁ A MATRÍCULA DOS CALOUROS DO SISU UFSM 2021-1? Os classificados na Chamada Regular deverão fazer a Confirmação de Vaga/Matrícula entre os dias 19 e 23 de abril de 2021. Cada Instituição de Ensino determinará em Edital próprio os dias, horários e procedimentos para a Confirmação de Vaga/Matrícula. A UFSM publicará em ufsm.br/sisu. o seu Edital retificado da Chamada Regular com orientações.

A entrega dos documentos para a Confirmação de Vaga será toda digital, através do Portal de Confirmação de Vaga da UFSM. Candidatos(as) de cotas étnico-raciais e/ou para pessoas com deficiência passarão ainda por webconferência (entrevista no Google Meet com webcam e microfone) junto às respectivas Comissões de Verificação (Autodeclaração e/ou Acessibilidade), em dia e horário a serem divulgados junto ao Edital da Chamada Regular

 

QUANDO INICIAM AS AULAS? Assim que o(a) candidato receber o e-mail da UFSM com seu número de matrícula, atestando que tudo correu bem com a documentação apresentada, estará apto a frequentar as aulas on-line pelo Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). Sua matrícula será automática nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

Cada professor(a) tem um método de ensino próprio, podendo fazer uso de diversas tecnologias de informação e comunicação (TICs) como redes sociais, email, softwares, aplicativos, sites e ambientes virtuais de ensino-aprendizagem como a plataforma Moodle. Para orientações sobre acesso ao Moodle, o(a) aluno(a) matriculado(a) deverá entrar em contato via e-mail com a Coordenação de seu curso. Na UFSM, as aulas presenciais estão suspensas, até que haja condições de biossegurança para o retorno de alunos(as), docentes e servidores(as) técnico-administrativos(as) às atividades presenciais. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM decidiu pelo início do primeiro semestre letivo em 18 de maio de 2021.

 

O QUE ACONTECE SE MINHA CONFIRMAÇÃO DE VAGA FOR INDEFERIDA? O(a) candidato(a) que realizou a entrega da documentação via Portal da Confirmação de Vaga da UFSM (e as entrevistas, se a cota assim exigir), deverá acompanhar diariamente seu email (inclusive caixa de spam ou lixo eletrônico), à espera do email de deferimento ou indeferimento da UFSM. Não há prazo estipulado para envio do email, por isso o monitoramento deve ser diário. Em caso de dúvida, o(a) candidato(a) poderá contatar copa.sisu@ufsm.br.

Se for deferido, o(a) candidato(a) receberá seu número de matrícula e poderá entrar em contato via email com a Coordenação de Curso para orientações. Se indeferido, terá um breve período de tempo, informado no email, para providenciar a documentação correta ou faltante, de acordo com as instruções do email, e enviar o recurso via Portal de Confirmação de Vaga da UFSM. Após a análise do recurso, se mantido o indeferimento, o(a) candidato(a) perderá o direito à vaga, sendo também comunicado via email.

 

QUANDO OCORRERÁ A CHAMADA DA LISTA DE ESPERA? De 16 a 23 de abril, os(as) candidatos(as) que não foram Classificados(as) na Chamada Regular, em nenhum dos seus dois cursos escolhidos no SiSU, poderão manifestar formalmente o interesse em concorrer à Lista de Espera, acessando o site sisu.mec.gov.br e seguindo as instruções.

Após, a UFSM publicará em ufsm.br/sisu o Quadro de Vagas, o Edital da Primeira Chamada da Lista de Espera e a Lista de Convocados(as). Estes(as) deverão HABILITAR-SE no Portal de Confirmação de Vaga da UFSM, enviando a documentação digitalizada conforme orientações do Edital da Primeira Chamada da Lista de Espera, para seguir concorrendo às vagas.

Posteriormente, a UFSM transmitirá a leitura dos nomes classificados dentro do número de vagas da Chamada da Lista de Espera. Estes(as) candidatos(as) terão sua documentação analisada pelas respectivas comissões. Os(as) candidatos(as) das cotas étnico-raciais e/ou para pessoas com deficiência passarão também pela webconferência, em dias e horários a seresm divulgados.

 

HAVERÁ UMA SEGUNDA CHAMADA ORAL DA LISTA DE ESPERA? Caso as vagas de determinado curso não sejam preenchidas na Chamada Regular e na Primeira Chamada da Lista de Espera, a UFSM poderá lançar em ufsm.br/sisu o Edital da Segunda Chamada da Lista de Espera, com procedimento similar ao da Primeira Chamada.

 

E O EDITAL DE VAGAS REMANESCENTES? Caso ainda restem vagas após todas as Chamadas da Lista de Espera, a UFSM poderá lançar o Edital de Vagas Remanescentes oriundas do SiSU, para quem realizou o Enem 2020 ou de anos anteriores. Uma outra inscrição deverá ser feita por todos(as) os(as) interessados(as), no site ufsm.br/sisu.

 

COMO ME CADASTRO PARA A MORADIA ESTUDANTIL, RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO E DEMAIS BENEFÍCIOS PARA ALUNOS(AS) EM VULNERABILIDADE? O Edital 2021 de seleção ao BSE (Benefício Socioeconômico) foi lançado Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). No entanto, ainda não é permitido o ingresso nas Moradias Estudantis (Casa do Estudante, União Universitária), Programa de Auxílio à Moradia (PAM) e acesso aos Restaurantes Universitários. Solicite mais informações através dos emails prae@ufsm.br, secretariaprae@ufsm.br, do site ufsm.br/prae e da página facebook.com/prae.ufsm .

 

FIQUEI COM DÚVIDAS SOBRE O SiSU, SOBRE A DOCUMENTAÇÃO PARA AS COTAS, COM QUEM POSSO FALAR? Após a leitura do Termo de Adesão ou do Edital da Chamada Regular SiSU 2021-1, a serem publicados em ufsm.br/sisu, o candidato(a) pode sanar dúvidas através do email copa.sisu@ufsm.br, do Guia SiSU UFSM 2021-1, da página Confirmação de Vaga UFSM no Facebook e do plantão Tira-Dúvidas no site do SiSU/MEC.

 

As informações contidas nesta página não substituem os Editais e demais Legislações referentes aos Processos Seletivos nem seus adendos, anexos ou retificações. Os dados aqui disponíveis podem sofrer modificações sem prévio aviso.