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Perguntas Frequentes

  • Meu certificado está junto com o histórico escolar, pode ser?

Sim. Esse documento conjunto é aceito. Você pode anexá-lo somente uma vez no item 1.0 do sistema de Confirmação de Vaga.

  • Meu histórico escolar e certificado não ficaram prontos. Como proceder?

Solicite que a escola faça uma declaração informando em qual escola você estudou em cada um dos anos do Ensino Médio: 1º, 2º e 3º. Solicite que a escola indique, nesse documento, a data em que o histórico escolar do ensino médio e o certificado de conclusão do ensino médio estarão disponíveis.

  • Perdi meu RG, e agora?

Você pode incluir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Passaporte ou a Carteira de Trabalho no lugar do RG. Um Boletim de Ocorrência informando a perda também pode ser inserido no campo destinado ao documento.

  • Não tenho mais o cartão do CPF. Como comprovar?

Você pode inserir o Comprovante de Situação Cadastral no CPF gerado pelo site da Receita Federal: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp

Se o número do CPF estiver presente no RG, não é necessário enviar novamente.

  • Meu título de eleitor é E-título. Pode?

Sim, o E-título (print da tela do aplicativo) é aceito e também a Certidão de Quitação Eleitoral pelo site do Tribunal Superior Eleitoral: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

  • Como comprovar a situação militar?

Pode ser o certificado de alistamento, certificado de dispensa, carteira militar. Se você tiver mais de 18 anos e não tem nenhum desses documentos, encaminhe o print da tela do site https://alistamento.eb.mil.br/ que indica que você já se alistou.

  • Esqueci um documento, e agora?

Se esse documento for essencial para a confirmação da sua vaga, sua solicitação de homologação será indeferida pelas comissões de análise. Você receberá um e-mail com orientações sobre qual documento é necessário entregar e terá o prazo informado na mesma mensagem para inseri-lo no Portal de confirmação como recurso.

  • Quando vão analisar meus documentos?

A partir da divulgação da lista de pessoas classificadas, as comissões começarão as análises dos documentos. Então, a partir desse momento, você deve ficar atento ao seu e-mail. Confira sempre a caixa de entrada e a caixa de SPAM.

  • E se eu tiver alguma dúvida?

Você pode entrar em contato através de mensagem para a página Confirmação de Vaga – UFSM, no Facebook, facebook.com/confirmacaodevagaUFSM/, ou para o e-mail copa.sisu@ufsm.br.

  • Já estou matriculado em uma instituição pública de ensino superior e sei que não posso manter duas matrículas simultâneas em cursos de graduação públicos. Posso concorrer ao SiSU? Quando devo me desvincular do curso anterior?

Sim, é possível concorrer ao SiSU. A Pró-Reitoria de Graduação recomenda que o(a) candidato(a) proceda o cancelamento do curso anterior apenas depois do recebimento do número de matrícula enviado por e-mail pela UFSM, o que atesta que está tudo certo com a documentação apresentada.  

  • Estou inscrito na cota L2 e não poderei estar presente na webconferência para confirmação de vaga, mas minha mãe, que é negra, vai ser minha procuradora. É possível? 

Não. Candidatos das cotas étnico-raciais e/ou das vagas para pessoas com deficiência devem apresentar-se (por webconferência) à confirmação de vaga para entrevista, conforme Edital da Chamada Regular e da Primeira Chamada Oral Online da Lista de Espera. Devido à pandemia de covid-19, a UFSM publicará no Edital da Chamada Regular instruções específicas para encaminhamento da documentação e realização das entrevistas.

  • Sou de outro Estado, vou gastar muito em transporte, alimentação e hospedagem para as Chamadas da Lista de Espera e, mesmo comparecendo, corro o risco de nem ser chamado. Como proceder? 

Como nesta edição do SiSU o envio da documentação será todo digital, bem como as entrevistas por webconferência (se for o caso), isso não constitui problema. Entretanto, cabe ao candidato avaliar suas condições pessoais e financeiras de deslocamento, manutenção e comparecimento antes da inscrição na UFSM via SiSU, sobretudo porque as políticas de moradia e Assistência Estudantil sofreram alterações no recebimento dos calouros em vulnerabilidade socioeconômica. Devido à pandemia de covid-19, a UFSM publicará nos Editais da Chamada Regular e das Chamadas Orais Online instruções específicas para encaminhamento da documentação e realização das entrevistas. 

  • Sou candidato em vulnerabilidade socioeconômica. Já saio da Confirmação de Vaga matriculado e com direito a vaga na Casa do Estudante, bolsa-alimentação no Restaurante Universitário e bolsa-transporte?

Não. A sua documentação será analisada pelas Comissões pertinentes (Comissão de Documentação, Análise Socioeconômica, Autodeclaração e Acessibilidade) antes de ser deferida e gerar o número de matrícula enviado por email, o que poderá demorar até 5 dias úteis. A PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis adota editais e procedimentos específicos para inscrição no Benefício Socioeconômico (BSE) e acesso à moradia provisória e na Casa do Estudante, entre em contato!

  • Estou inscrito na Cota L5, preciso comprovar a renda ACIMA de 1,5 salário-mínimo per capita?

Não, apenas apresentar a documentação básica exigida de todos os candidatos (consulte o Termo de Adesão e Edital específico).

  • É verdade que a maioria das vagas não é preenchida na Chamada Regular, e acaba sendo ofertada nas Chamadas da Lista de Espera?

Muitas vezes o(a) candidato(a) é aprovado(a) em outros vestibulares, é classificado em programas governamentais para o ensino superior privado ou conquista bolsas em fundações privadas e prefere continuar em seu município ou estado.

Em outras situações, o(a) candidato(a) não junta sua documentação a tempo ou não consegue comprovar as condições declaradas nas cotas (escola pública, socioeconômica, étnico-racial etc.) e perde o direito à vaga. Por isso, é importante que o(a) candidato(a) marque presença às Chamadas da Lista de Espera (que se realizam Online devido à Pandemia de Covid-19) , e separe com antecedência todos os documentos exigidos no Termo de Adesão e no respectivo Edital, procedendo à correta Habilitação.

Devido à pandemia de covid-19, a UFSM publicará nos Editais das Chamadas Orais Online da Lista de Espera instruções específicas para encaminhamento da documentação e realização das entrevistas.