Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Meio Ambiente motiva semana de atividades na UFSM



Os problemas ambientais causados, sobretudo, pelos seres humanos podem ser minimizados através de ações coletivas e individuais que tem por objetivo a preservação dos recursos que ainda restam na natureza. É com base nisso que, em 1972, foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 5 de junho. Com o propósito de salientar a importância de iniciativas sustentáveis, a Universidade organizou uma série de atividades que integram a programação da Semana Nacional do Meio Ambiente.

Neste ano, as atividades foram promovidas pelo Comitê de Meio Ambiente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e conta com a participação especial do professor Peter Thomas da Universidade de Cuyo, de Mendoza, Argentina, com atuação na área de resíduos sólidos e adaptação ao câmbio climático. O evento tem a colaboração de vários setores da universidade e conta com palestras, oficinas, exposições, entre outros. O objetivo principal é provocar a mudança de atitude no cuidado com o meio ambiente. A programação inicia nesta terça (6) e se estende até a quinta-feira (9):

Dia 6 (terça)

13h30min – IV Jornada Ambiental do HUSM, com inscrição via site ou no local.

Dia 7 (quarta)

14h – Jornada Ambiental do CT no auditório Wilson Aita do Centro de Tecnologia – inscrições online

Dia 9 (quinta)

14h – Palestra com o professor Peter Thomas, da Universidade de Cuyo, Mendoza, Argentina, no auditório do CCR, com o tema: “Gestión de Residuos Sólidos Urbanos en la UM Cuyo con inclusión Social.”

Exposição Itinerante Nossas Florestas

No prédio da Reitoria, o tema do meio ambiente também marcou presença. No hall, ocorreu a exposição “Nossas Florestas, que teve como objetivo principal conhecer a quantidade e qualidade das florestas de Santa Catarina, assim como informar ao público os temas e as terminologias que envolvem a natureza. A exposição é um produto do Projeto Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina (IFFSC), com atuação na Universidade Regional de Blumenaus – FURB.

Dentre os temas abordados, estão informações sobre os tipos de plantas, diversidade genética, a quantidade que ainda temos de floresta, entre outros conhecimentos. A exposição ainda reúne três mostruários com materiais utilizados em campo, livros publicados, sementes, madeira e plantas.

A exposição percorre escolas, universidades, shoppings e eventos em todo o Estado. Mais informações com a engenheira florestal, Manoela Drews de Aguiar através do e-mail manooaguiar@gmail.com.

Texto: Gabrielle Ineu Coradini, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-609-305

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes