Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA

17 de maio: Dia internacional da reciclagem

Hoje (17), é comemorado o dia internacional da reciclagem. A data foi instituída pela UNESCO e visa a conscientização e reflexão sobre questões envolvendo consumo e meio-ambiente.O Brasil gera cerca de 80 toneladas de lixo, aproveitando apenas 3% - enquanto países como a Alemanha reciclam cerca de 50% do lixo que produzem. 85% dos brasileiros não têm acesso à coleta seletiva.

O Brasil gera cerca de 80 toneladas de lixo, aproveitando apenas 3% – enquanto países como a Alemanha reciclam cerca de 50% do lixo que produzem. 85% dos brasileiros não têm acesso à coleta seletiva.

Já na UFSM, somos privilegiados: a reciclagem é incentivada por meio da Coleta Seletiva Solidária, que recolhe os itens recicláveis da universidade. É estimado que cerca de 40 famílias se beneficiem do projeto.

A coleta pública na UFSM ocorre às segundas, quartas e sexta-feiras. Já no Restaurante Universitário I, ocorre de segunda a sábado. A rota está disponível no site da Coleta.

Outra iniciativa que aborda a reciclagem na Universidade é o projeto RElona, que reutiliza os banners de eventos acadêmicos para a confecção de bolsas, sacolas, entre outros. A iniciativa de ambos os projetos foram da professora Marta Tocchetto.

Desejamos um dia de muito debate e reflexão para todos!

Texto por Poliana Corrêa, bolsista de Jornalismo no UMA

Imagem por Rachel Elise, bolsista de Desenho Industrial no UMA