Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Greve Global pelo Clima



Greve Global pelo Clima

Sexta-feira, dia 19 de março de 2021, mais de 150 países coordenam uma palavra de ordem: “Parem. O mundo precisa da gente”.

Estudante do terceiro ano no Ensino Médio, Elisa Fink acredita que os jovens precisam se unir para garantir o próprio futuro
Texto por Luíz Sérgio
Voluntário do UMA

Desde 2018, uma jovem de 16 anos, Greta Thunberg, falta às aulas nas sextas-feiras para protestar pelo clima. Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz pela iniciativa, fez com que diversas outras greves se espalhassem pelo mundo e a discussão pela mobilização e conscientização climática fosse ampliada.

A greve pelo clima tem origem no “Fridays For Future” (Sextas-feiras Pelo Futuro, em inglês), coletivo que articula a deliberação sobre as mudanças climáticas e age para minimizar impactos e incentivos às diversas poluições que contribuem para elas.

Greta e sua iniciativa “Fridays For Future” foi o pontapé inicial para uma série de greves realizadas por movimentos ecológicos liderados por jovens ao redor do mundo. Em agosto de 2018, seu posicionamento ao exigir soluções para atenuar as mudanças climáticas em seu país por parte do Parlamento sueco originou inúmeras instituições cujo objetivo comum é frear as emissões de gases causadores do efeito estufa e combater o aquecimento global.

Dentre essas instituições, a intitulada Mobilização Global pelo Clima abrange ativistas e diferentes organizações da causa ambiental. No próximo dia 19 de março, as manifestações, mais uma vez, têm como objetivo a reivindicação de ações concretas diante do preocupante cenário relativo às mudanças climáticas que reverberam ao redor do planeta. Isso porque, nos últimos anos, os danos extensivos causados pela variação do clima em escala global tornaram a preservação do meio ambiente uma das pautas de maior urgência no contexto político-social.

Em 2021, com base em todos os cuidados e recomendações dos órgãos competentes para a prevenção da Covid-19, o ato será realizado virtualmente por meio de ações criativas de cidadãos das mais diversas partes do mundo. As redes sociais darão espaço às manifestações e, desse modo, o compartilhamento de informações e conhecimento será peça chave para que a mobilização conecte as pessoas e exponha a realidade da crise do clima amplamente.

6 Maneiras de ajudar na Greve Global pelo Clima

A Greve Global pelo Clima é uma resposta ao desafio que a emergência climática representa para o Brasil e para o mundo. No dia 19 de março de 2021, diversas ações online acontecerão em prol da inserção dos problemas ambientais na agenda política e para o despertar global de consciência da sociedade civil. 

 

A cobrança de um posicionamento mais efetivo por parte das lideranças políticas para que o enfrentamento da catástrofe ecológica global seja imediato é um dever de todos. Por isso, você é essencial para que a #GrevePeloClima não passe despercebida!

 

É hora de se preparar em defesa de um futuro que preze pela vida, um futuro sustentável! #ChegaDePromessasVazias

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-609-852

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes