Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mulheres Sustentáveis e Transformadoras: Especial pandemia da covid-19 ODS 3



Por Caroline Siqueira | Bolsista de Jornalismo 

No mês de março, completamos um ano de pandemia. Segundo dados do Ministério da Saúde, chegamos a mais de 12 milhões de casos confirmados de coronavírus no país e à infeliz marca de 317.646 mortes no dia 31 de março. Entre máscaras de proteção facial, álcool em gel, distanciamento social e medo constante, as mulheres da Universidade Federal de Santa Maria não pararam seus trabalhos. Na verdade, elas estão na linha de frente do combate ao vírus e estudando estratégias para entender e sanar essa crise sanitária que nos assola.

A edição de hoje das “Mulheres Sustentáveis e Transformadoras: Especial pandemia do covid-19” focará em algumas das profissionais da UFSM que trabalham a favor do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 – Saúde e Bem estar frente ao momento crítico que estamos vivendo. 

“3.8 Atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos” 

Artigo 8 do ODS 3, Agenda 2030

A professora adjunta da UFSM no Departamento de Alimentos e Nutrição na área de Nutrição Clínica, Angela Giovana Batista, coordena a equipe de Diagnóstico Molecular de SARS-CoV-2 por RT-qPCR (UFSM-Detecta). Desde abril de 2020, o UFSM Detecta realiza testes para detectar o vírus na população de Palmeira das Missões e hoje contabiliza cerca de 25.000 testes concluídos. Este projeto conta agora com uma nova fase que envolve treinamento e capacitação de profissionais de educação para a prevenção de doenças infectocontagiosas. 

Além dessa iniciativa que beneficia diretamente a comunidade de Palmeira, Batista também coordena o projeto “Educação em Saúde : Desenvolvimento de Ações e Transferência de Tecnologia para Prevenção de Doenças Infecciosas”. Este visa estimular a melhoria da saúde pública do município, promovendo campanhas educacionais de prevenção secundária de doenças infectocontagiosas, com foco na prevenção primária e promoção da saúde. 

“3.4 Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis por meio de prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar”

Artigo 4 do ODS 3, Agenda 2030

A professora adjunta da UFSM Campus Palmeira das Missões (UFSM-PM), atuando junto ao Curso de Graduação em Enfermagem, Alexa Pupiara, lidera em conjunto com a docente do Departamento de Ciências da Saúde e do Programa de Pós Graduação em Saúde e Ruralidade, da UFSM-PM, Andressa de Andrade, o projeto ”Saúde mental e percepção de riscos e danos de profissionais de enfermagem de hospitais de referência do Rio Grande do Sul no enfrentamento da pandemia Covid-19: estudo de métodos mistos.”. 

Com a mensuração da associação entre a saúde mental e as características sociolaborais, de saúde e de percepção de riscos e danos dos trabalhadores de enfermagem que atuam na linha de frente da pandemia prevista pelo projeto, serão estudadas e divulgadas possibilidades de intervenção para a proteção e promoção à saúde mental dos profissionais de enfermagem durante esse período. 

“Apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos para as doenças transmissíveis e não transmissíveis […] e proporcionar o acesso a medicamentos e vacinas essenciais a preços acessíveis…”

Artigo b do ODS 3, Agenda 2030

 

  • Profissionais do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)

Todas as profissionais do HUSM merecem um espaço nessa homenagem. Auxiliares de limpeza, auxiliares e técnicas de enfermagem, enfermeiras, médicas e demais profissionais colocaram a cara a tapa para o vírus e trabalham todos os dias a favor da saúde e bem-estar de seus pacientes. 

O HUSM é tido como Hospital de Referência para o tratamento de coronavírus desde o início do surto mundial e aplicou testes da vacina desenvolvida pela Universidade Oxford e laboratório Astrazeneca em suas dependências no fim de 2020.

 

  • Profissionais de limpeza da Universidade Federal de Santa Maria 

A equipe feminina de limpeza das Instituições de ensino da UFSM também colaboram para a contenção do vírus e lidam com o risco de se contaminar diariamente. Se as dependências da Universidade estão limpas e seguras contra o coronavírus é pelo trabalho delas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-609-853

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes