Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA

Saiba como fazer o descarte de óleo na UFSM

Caroline Siqueira | Bolsista de Jornalismo do projeto Universidade Meio Ambiente (UMA).

O óleo de cozinha é um item muito utilizado na culinária, principalmente na fritura de alimentos. No entanto, seu descarte nem sempre se dá corretamente.  Muitos jogam esse produto diretamente no ralo da pia, nos vasos sanitários ou em potes que são descartados como resíduos comuns, o que é um erro! A má destinação do óleo de cozinha pode causar sérios danos ao meio ambiente, como poluição da água, solo e até da atmosfera. Além disso, quando despejado nos encanamentos de  esgoto, ele se acumula como gordura, atraindo vetores de doenças e promovendo o entupimento das redes coletoras.

Como posso realizar o descarte do meu óleo da forma correta?

A primeira coisa que você deve fazer é separar seu óleo usado em um recipiente, preferencialmente de plástico (exemplo: garrafa PET). Evite usar garrafas e potes de vidro, pois eles têm maior chance de quebrar.

Em seguida, leve o recipiente com óleo usado para centros de coleta desse tipo de resíduo. Atualmente, a UFSM possui dois Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) – prédio 13  e a Reitoria que recebem óleo usado de uso doméstico regularmente. Por enquanto, a Usina de Biodiesel do Politécnico não consegue comportar uma demanda elevada pois ainda está em fase de testes.

Biodiesel? Isso mesmo!

Pensado em 2014 pelo professor do Colégio Politécnico da UFSM Cícero Nogueira, que era responsável também pela Usina Piloto de Etanol da instituição, o projeto da usina de biodiesel instalada no Colégio Politécnico deu novos passos em 2016, com uma pesquisa realizada pelo doutorando Antônio Fantinel e pelos professores Cícero Nogueira e Sérgio Luiz Jahn.

Em fevereiro de 2018, após um processo de licitação, a Usina de Biodiesel foi instalada no Colégio Politécnico, funcionando agora como um protótipo em fase de testes, com a coordenação do professor Filipe Fagan Donato. Segundo ele, o foco do projeto é desenvolver uma fórmula ideal para a produção do combustível através do processo de transesterificação, que transforma o óleo de cozinha reutilizado em biodiesel.

Além do processo de transformação do óleo de cozinha em combustível, ele pode se tornar um ótimo ajudante na limpeza de sua casa ao se transformar em sabão. O campus da UFSM de Frederico Westphalen conta com o projeto “Produção de sabão artesanal com óleo usado:: reaproveitamento ambientalmente sustentável de resíduo de difícil descarte”, coordenado pelo professor Arci Dirceu Wastowski.

Nele, o sabão artesanal para limpeza de ambientes e higienização pessoal é produzido a partir de óleo usado coletado por Prefeituras Municipais de Frederico Westphalen e região em suas comunidades para reaproveitamento ambientalmente sustentável deste resíduo de difícil descarte. O produto final é destinado para essas comunidades com o objetivo de atender às suas demandas por medidas de saúde pública para a prevenção, o controle e o enfrentamento de infecções, com variadas metodologias de processamento.

Mas você pode fazer o sabão com óleo usado em sua casa? Dá uma olhada nesse tutorial:

• Separe 5 litros de óleo de cozinha usado (lembre-se de coar);
  • Reserve 1kg de soda cáustica;
  • Ferva 5 litros de água;
  • Adquira um balde com material grosso e resistente;
  • Para moldar o sabão, reserve bandeja de plástico, assadeiras de metal ou diferentes recipientes forrados com papel manteiga.

No balde, você deverá colocar a soda cáustica e adicionar lentamente a água em fervura. Depois, mexa até a soda cáustica se dissolver por inteiro. Em seguida, adicione o óleo e continue com movimentos contínuos na mesma direção, para evitar que o sabão caseiro não coalhe.

Faça esse processo até a mistura ficar em consistência pastosa para despejar nos moldes. Deixe secar por 24 horas. Depois, corte o sabão do tamanho que preferir e desenforme.