Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fala aí, PET | PET Odontologia UFSM



Grupo PET Odonto UFSM ministrando palestra no evento UFSM por um Dia em dezembro de 2020.
(Imagem tirada antes da pandemia) O projeto Biossegurança é realizado nas clínicas de Odontologia da UFSM e com os alunos do 2° semestre, pois eles iniciam as clínicas no 3° semestre. Sendo assim, já possuem uma dimensão sobre biossegurança nas clínicas, logo no início do 3° semestre

O  Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Odontologia da UFSM é o destaque do terceiro episódio da série “Fala aí, PET!”. Composto por 15 estudantes do curso de Odontologia e pela professora do Departamento de Estomatologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM, Luísa Helena do Nascimento Tôrres, que atua como tutora do grupo desde 2020. O PET Odontologia mostra como os futuros profissionais da saúde bucal podem colaborar com a sustentabilidade.

O PET em questão foi fundado em 2006, dado o estímulo da coordenação do curso que buscava  a inserção de um grupo que agregasse a tríade ensino-pesquisa-extensão na Odontologia da UFSM, diz a primeira tutora do programa, a professora da UFSM Katia Olmedo Braun. Desde então, o PET coleciona uma série de trabalhos nas três esferas do aprendizado.

Na pesquisa, os integrantes do PET produzem diversos artigos que  buscam abranger todas as áreas da Odontologia, visando auxiliar no avanço da ciência. No ensino, há a  realização de atividades com o propósito de aprofundar os conhecimentos dos estudantes de Odontologia da UFSM, com videoaulas, palestras e simpósios extracurriculares. Já na extensão, o grupo já organizou ações de estímulo às doações de sangue e ainda o projeto “UFSM por um dia”,  que leva para as escolas do interior do Rio Grande do Sul um pouco dos cursos e atividades da universidade, a fim de esclarecer possíveis dúvidas que os estudantes do Ensino Médio tenham.  

Nessas ações, o programa auxilia no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 número 3, que luta pela saúde e bem-estar da comunidade. Recentemente, o evento Interpet, que uniu os Programas de Educação Tutorial da UFSM, organizou uma roda de conversa sobre sustentabilidade com os membros do PET Odontologia, agregando mais conhecimentos socioambientais para os alunos.

O PET Odontologia da UFSM é muito ativo em suas redes sociais e produz diversos conteúdos interativos para a comunidade acadêmica.

Dentre as diversas iniciativas promovidas pelo PET desde a sua formação, o ENAPET se destaca. “O momento mais marcante do Grupo PET Odontologia UFSM foi no ano de 2014, quando ocorreu em Santa Maria o ENAPET, evento nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial organizado pelos Grupos PETs da Universidade Federal de Santa Maria. O evento recebeu integrantes do Programa de vários locais do Brasil, sendo um evento muito bem planejado, organizado e executado e elogiado por várias gerações de petianos até hoje”, revelam os estudantes.

Na organização das tarefas, os petianos do grupo são divididos em 5 comissões e cada uma delas desempenha uma atividade. Para a atuação nos projetos que o PET Odontologia desenvolve, os membros são divididos em pequenos grupos que desenvolvem ativamente as ações e atualizam os demais participantes sobre o andamento das atividades em reuniões semanais. É preconizado que todos integrantes estejam envolvidos ativamente em pelo menos uma atividade de ensino, uma de pesquisa e uma de extensão.

“Ser integrante desse grupo nos ajuda a conhecer melhor a nós mesmos, pois nos desafiamos e aprimoramos nossas habilidades de fala, compreensão, senso crítico, empatia e criatividade”, dizem os membros. “Além de nos aprimorarmos individualmente, o PET nos ajuda a enxergar e analisar outros pontos de vista no sentido social. Com o programa, aprendemos a pensar coletivamente e não apenas como indivíduo, o que nos oferece um grande senso de comunidade e sociedade, nos fazendo respeitar as limitações de cada um”, finaliza o grupo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-609-985

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes