Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA

Fala aí, PET! | PET Zootecnia

Petianos visitando propriedade em decorrência do projeto Dia do Desafio, realizado em outubro de 2021

A Zootecnia é a ciência da produção, criação, trato, domesticação e manejo de animais. O profissional zootecnista preconiza pelo bem-estar dos animais e do meio ambiente, auxiliando o manejo da sustentabilidade. Exemplificando essa relação de compromisso socioambiental que os zootecnistas e os futuros profissionais da área desempenham, surge o Programa de Educação Tutorial do curso de Zootecnia da UFSM, destaque do quinto episódio da série “Fala aí, PET!”

O grupo foi criado no dia 15 de setembro de 2009, sendo o décimo PET a ser estruturado na UFSM e o único aprovado pela Universidade em 2009, compondo os trinta grupos efetivados em nível nacional de 400 propostas apresentadas ao Ministério da Educação e Cultura. Seu objetivo, além de servir de suporte ao curso de Zootecnia, propondo atividades de ensino, pesquisa e extensão, é também formar futuros líderes em nível acadêmico e no âmbito político, social e técnico, conforme os anseios observados em cada participante.

O PET Zootecnia, desde a sua criação em 2009 até julho de 2016, teve como tutor o Prof. Julio Viégas, Doutor em Zootecnia e professor na UFSM desde o ano de 1995. Em setembro de 2016, a Prof. Luciana Pötter, Doutora em Zootecnia e professora na UFSM desde 2007, assumiu a tutoria do PET. Atualmente, o grupo conta com a presença de quinze petianos (doze bolsistas), todos estudantes do curso de Zootecnia.

No PET Zootecnia, atualmente, estão sendo desenvolvidos 15 projetos no total, como palestras, minicursos e simpósios. Dentre as ações, duas se destacam: O “Zoot Teens”, no o qual realiza  a divulgação do curso para estudantes do Ensino Médio de escolas de Santa Maria e o “Dia do Desafio”, em que os petianos visitam propriedades rurais e sugerem melhorias nos processos, como a diminuição de resíduos e a reutilização dos produtos, prolongando a vida útil destes, colaborando diretamente com a sustentabilidade.

Alunos Maria Eduada Salvador, Marcelo Böck, Anderson Borba e Andreia Kaspary no Projeto Faça Sorrir.

O grupo ainda conta com o projeto “Zoot Kids”, onde há o contato dos estudantes universitários com as crianças dos anos iniciais escolares. Nesses encontros, realizados antes da pandemia, os petianos explanam sobre conteúdos da área de forma simples, como ensinar que o leite que eles tomam vem da vaca, não da caixinha. “Ver a felicidade deles em descobrir e aprender isso é gratificante”, contam os membros. O mesmo acontece na iniciativa “Faça Sorrir”, em que o grupo se reúne para ajudar alguma instituição beneficente. Por exemplo, visita de Natal ao Lar das Vovozinhas, realizada este ano.

“O PET é uma oportunidade única e extremamente valiosa. Além dos acadêmicos trabalharem com a tríade ensino, pesquisa e extensão, eles desenvolvem um crescimento social e pessoal em cada integrante. Fazendo com que  a coletividade, responsabilidade e, acima de tudo, respeito entre os participantes cresça e prospere”, finalizam os participantes.