Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA

Fala aí, PET! | PET Engenharia Elétrica

No 9° episódio da série “Fala aí, PET!”, o Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Elétrica da UFSM é destaque. Fundado em agosto de 1995 pelo professor Alexandre Campos, ele surgiu com o intuito de oficializar os grupos de alunos que estavam procurando trabalhar com tutoria, projetos de pesquisa, melhoria do curso, entre outros projetos.

No momento, o PET-EE possui 18 projetos em andamento distribuídos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Na extensão, o programa se destaca desenvolvendo seis destes projetos em que os estudantes interagem com a comunidade, sendo eles: Atividade de Voluntariado, Circulação, Curso de Eletricidade Básica voltado para Mulheres, Eletrônica Fundamental, Olimpíada de Robótica e Bandeiras Tarifárias de Energia Elétrica. O Curso de Eletricidade Básica voltado para mulheres, colabora diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 da Agenda 2030, que prevê a Igualdade de Gênero.  Nele, as integrantes mulheres do PET ensinam alunas de escolas da região sobre eletricidade básica, ensinando como instalar uma lâmpada ou montar um circuito de tomada.

Atualmente, o PET Engenharia Elétrica possui 15 integrantes, sendo 12 bolsistas e 3 não-bolsistas. Cada membro deve escolher, no mínimo, um projeto de cada área (pesquisa, ensino e extensão) para fazer parte. Normalmente, o integrante escolhe mais de três projetos e auxilia na realização deles. Cada projeto possui um líder que organiza seu grupo e responde por ele.

Dentre as atividades protagonizadas pelo grupo, está a produção de minicursos que, devido à pandemia, foi idealizada no formato online. Neles, o  PET se preocupa em estudar e divulgar dados sobre a utilização da energia sustentável, como a energia solar e eólica, buscando conscientizar as pessoas sobre a sua importância.

A discussão sobre o uso de energia de fontes renováveis é essencial para a construção de um futuro mais sustentável. A matriz energética brasileira apresenta boas porcentagens de fontes renováveis, somando lenha e carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana e outras. Nossas fontes renováveis de energia totalizam 46,2%. Apesar disso, o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, fontes não renováveis, continuam como a maioria. Fontes não renováveis são aquelas que possuem finitude na natureza e geralmente causam danos ao meio ambiente, como a liberação de Gases de Efeito Estufa (GEE), que interferem diretamente na temperatura terrestre.

“O PET está sempre nos desafiando e nos ensinando, compartilhamos várias experiências e crescemos como pessoas e profissionais da área. O PET é um programa único que nos proporciona vivências que complementam a nossa graduação”, conta Laira Milena Moraes Tomé, integrante do PET Engenharia Elétrica por dois anos.