Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA

Fala aí, PET! | PET Enfermagem

O Programa de Educação Tutorial vinculado ao curso de Enfermagem do campus sede da UFSM conta um pouco da sua história no décimo episódio da série “Fala aí, PET!”. Implantado em 2007, objetivando proporcionar uma formação integral aos acadêmicos, o programa conta hoje com um time completamente feminino de 12 bolsistas que desenvolvem uma série de ações baseadas na tríade ensino, pesquisa e extensão dentro da Universidade e ao seu redor.

Dentre as ações desenvolvidas, está “O Lamparim”, um informativo produzido semestralmente com conteúdos científicos da área da saúde e Enfermagem, veiculado nas redes sociais do PET Enfermagem. Há também o “Educa PET”, que promove espaços de educação em saúde nas áreas de maior circulação de pessoas da UFSM, e online atualmente, por meio de materiais e palestras nas redes sociais do projeto. Já “O Adolescer” oferece oficinas conforme interesse do público alvo, formado por adolescentes. Por fim, o “Circulação” é uma das atividades de maior destaque, porque engloba vários grupos PET da UFSM na mobilização pela doação de sangue e conscientização da população geral sobre a importância do ato.

A organização das funções e tarefas se dá logo no início de cada semestre, de acordo com a carga horária e as demandas de cada projeto. Para isso, há a realização de uma reunião com o intuito de montar equipes que serão administradoras do projeto no decorrer do ano; nessas se escolhe duas “mães” para cada projeto (mães são as responsáveis, quem responde pelo projeto) e mais três ou quatro bolsistas para comporem a equipe. Todos os anos acontece a troca de projetos para que as bolsistas consigam vivenciar  todos os projetos em seu tempo enquanto PETianas.

No quesito sustentabilidade, o assunto é pautado em conversas entre as integrantes do grupo. Assuntos como a separação de resíduos e a importância da conscientização do consumo são debatidos pelas bolsistas. Além disso, o grupo produziu para um projeto, bonecos feitos de garrafas pet para que fossem utilizados em ações presenciais, uma forma criativa e sustentável encontrada pelos integrantes responsáveis de ter o material necessário para o desenvolvimento do projeto. Recentemente, em um INTERPET que teve como temática a sustentabilidade, as bolsistas, professoras tutoras e colaboradoras puderam participar, entender diversas questões emergenciais existentes em relação ao estilo de vida e meio ambiente, bem como refletir e pensar ações futuras e como o PET pode impactar de forma positiva para o olhar acerca da sustentabilidade.

Quando questionadas sobre como é fazer parte do PET Enfermagem, as integrantes disseram: “Uma frase bastante comum de ser dita por um PETian@ é que somos ‘uma pessoa antes do PET e outra totalmente diferente depois do PET’ e essa é uma frase que define muito bem tudo que este programa nos possibilita.”.. “É surreal a forma como desde o primeiro dia como PETian@ somos instigados a melhorar, evoluir, desafiar, aprimorar […] realmente, não é fácil, porém, vale muito a pena.”, finalizam as integrantes.