A Unidade Embrapii UFSM, em conjunto com a Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo, tornou pública a chamada interna para registro de colaborações de grupos ou laboratórios de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em áreas que sejam aderentes à temática da Unidade. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de outubro.
O objetivo da chamada é registrar colaborações de atuais e novos laboratórios e grupos de pesquisa para o ciclo 2026-2030, que possibilitem o recredenciamento da Unidade Embrapii UFSM. A ação não apenas agrega visibilidade aos grupos e laboratórios participantes, mas também oportuniza firmar projetos de PD&I com o setor industrial, tendo aporte de até 30% do valor do projeto para o contrato de gestão financiado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, dentre outros benefícios.
Para participar, os interessados devem enviar uma carta de intenção no formulário. Nela, deve conter a identificação do grupo de pesquisa ou laboratório, incluindo o centro de ensino a qual pertence, a infraestrutura e equipamentos disponíveis, informações sobre a participação dos membros em programas de pós-graduação e as estimativas de contratação de projetos em valores financeiros e econômicos com financiamento de empresas – considerando os anos de 2026 a 2030.
Ainda, a chamada prevê o envio do detalhamento de mercado de PD&I nas áreas de proficiência, e das experiências dos membros no desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com financiamento externo de empresas. Além de exigir que as áreas de proficiência dos membros estejam em aderência às áreas temáticas da Unidade, sendo elas: recursos energéticos (geração, armazenamento, integração, gestão e otimização), conversão de energia (concepção, otimização e eficiência energética) e mobilidade (tecnologia veicular, motores, biocombustíveis e infraestrutura de apoio).
A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 26 de novembro.
Para mais informações acesse o edital. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: embrapii@ufsm.br.
Texto: Júlia Petenon, jornalista bolsista de pós-graduação em comunicação na Unidade Embrapii UFSM.