Na última quinta-feira (6), aconteceu o quarto encontro em grupo do programa Capacitação 4.0 da Unidade Embrapii UFSM, em conjunto com o percurso formativo Conecta Habilidades, da Coordenadoria de Educação Empreendedora – Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo. O momento contou com a presença da especialista em Gestão de Pessoas, Lidiane Bertê, e da analista de Desenvolvimento Humano Organizacional, Ketelin Vitória Zenkner, e foi planejado com o intuito de oferecer aos participantes uma breve formação sobre como funcionam as dinâmicas do mercado de trabalho.
O encontro foi pensado como uma oportunidade de tirar dúvidas e entender um pouco mais sobre as dinâmicas de recrutamento de profissionais. Na ocasião, foram apresentados os principais acertos e falhas na hora de participar de uma entrevista de emprego e os estudantes puderam tirar dúvidas acerca dos processos seletivos.
Para o administrador da Coordenadoria de Educação Empreendedora, Maurício Medina, realizar atividades como esta acrescenta no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos:
Trazer essas profissionais de RH é importante porque elas atuam diretamente com recrutamento de seleção. Elas entendem o que as empresas têm buscado, o perfil de candidatos. Essa troca ajuda os participantes a entender melhor quais são as expectativas do mercado de trabalho hoje em dia e refletir sobre como devem se preparar para se destacar em processos seletivos. O conhecimento de habilidades, o autoconhecimento, é bem importante para a gente entender que não é só o conhecimento técnico que importa, mas que essas competências, essas habilidades comportamentais, elas fazem toda a diferença.
A Professora do curso de Engenharia de Transporte e Logística e tutora do Capacitação 4.0 Embrapii UFSM, Julia Possebon, comenta que o momento foi valioso e gerou um intervalo reflexivo sobre a necessidade de aliar conhecimentos acadêmicos às competências comportamentais:
O encontro com as psicólogas Lidiane e Ketelin foi um momento enriquecedor para os alunos, que puderam refletir sobre o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além do conhecimento técnico adquirido em sala de aula. As profissionais destacaram a importância das soft skills para a inserção e o sucesso no mercado de trabalho, reforçando a necessidade de aliar o domínio técnico às habilidades comportamentais.
Além disso, a programação também contou com um segundo exercício, que consistiu na apresentação prévia de três mentorias que estão sendo elaboradas em grupo pelos bolsistas e voluntários da Unidade Embrapii UFSM. Ambas as atividades foram promovidas pelo Programa de Capacitação 4.0 da Unidade Embrapii UFSM e fazem parte do processo de aprendizagem e qualificação dos estudantes de graduação e pós-graduação vinculados.




Texto: Júlia Petenon, jornalista e bolsista de pós-graduação em comunicação da Unidade Embrapii UFSM.