No evento da última segunda-feira (24), a Unidade Embrapii UFSM apresentou os marcos alcançados em 2025 e os objetivos para o ciclo 2026 – 2030. O momento contou com a participação do reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch, do pró-reitor da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Bernardon, e do diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Marchesan.
A Unidade Embrapii UFSM é credenciada desde 2020 e atua na área de Energia e Mobilidade. O evento serviu para mostrar o que foi concluído em 2025. Como parte das realizações, foram apresentadas as duas chamadas públicas abertas durante o segundo semestre do ano, com o intuito de aproximar os laboratórios e grupos de pesquisa à Unidade, abrindo oportunidades e fomentando parcerias com micro/pequenas empresas e startups.
Outro marco foi a criação do site próprio da Unidade, dentro da plataforma da Universidade Federal de Santa Maria, que foi planejado e executado como parte das atividades dos bolsistas do programa Capacitação 4.0. Nele, estão dispostas todas as novidades que permeiam a Unidade, além de disponibilizar o acesso à documentos necessários para quem deseja participar de iniciativas vinculadas à Embrapii.
A plataforma de gestão de projeto, que também fez parte do trabalho realizado pelos bolsistas do Capacitação 4.0, serve para organizar e reunir, de forma visual, os indicadores de desempenho e financeiro de cada um dos projetos da Unidade. Além de possibilitar o acompanhamento de cronograma, macro entregas, bolsas, compras e demais atividades.
De acordo com o coordenador da Unidade Embrapii UFSM, o professor Vinícius Jacques Garcia, os resultados da avaliação de 4 anos demonstram um desempenho consistente e a evolução contínua da Unidade. A execução financeira atingiu 118% das metas, com um bom nível de satisfação das empresas parceiras, já que a nota da Unidade foi determinada como 9,22, acima da média nacional, que é 8,48.
Ele comenta que o momento reflete um trabalho de anos:
“O evento demonstrou a trajetória desta destacada parceria. Este ano, completando 6 anos, desde as pioneiras iniciativas do professor Leandro Michels, os resultados apontam para o inequívoco profissionalismo de todos os agentes envolvidos, com a classificação elevada de excelência operacional”.
Segundo o Reitor, Luciano Schuch, a presença de uma Unidade Embrapii dentro da UFSM é significativa:
“É fundamental a Universidade Federal de Santa Maria possuir uma Unidade Embrapii, traz todo um dinamismo à relação junto com a indústria e o setor produtivo. E esse dia de hoje consolidou isso, agora seguimos com a renovação de nosso contrato em conjunto com a Embrapii, para ter um novo portfólio de projetos que contemple toda a Universidade.”
Ao final do encontro, foi apresentada a identidade visual da Unidade Embrapii UFSM, que une o conceito de energia, mobilidade e inovação às características da Universidade Federal de Santa Maria. Para encerrar o momento, foi realizado o lançamento das redes sociais da Unidade.
Para saber mais sobre as atividades realizadas pela Unidade, acesse o Instagram e o site.




Texto: Júlia Petenon, jornalista bolsista de pós-graduação em comunicação na Unidade Embrapii UFSM.
Revisão: Débora Tamiosso, comunicação Unidade Embrapii UFSM.