Ir para o conteúdo Ateliê de textos Ir para o menu Ateliê de textos Ir para a busca no site Ateliê de textos Ir para o rodapé Ateliê de textos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cartilha sobre biografias multimodais é lançada em sessão virtual na Feira do Livro de Santa Maria



No dia 13 de outubro de 2021, em sessão promovida pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, ocorreu o lançamento de e-books publicados pela Editora da PRE UFSM, entre os quais está a cartilha “Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de biografias multimodais”, de Anidene de Siqueira Cecchin e Cristiane Fuzer.

Esse material, agora disponível para professores e estudantes da educação básica, é resultante da edição de 2018 do Ateliê de Textos, coordenado pela Profa. Cristiane, em articulação com a pesquisa de doutorado da colaboradora Anidene, aprovada em 2021.

Seguindo princípios da Linguística Sistêmico-Funcional da Pedagogia com base em Gêneros, a cartilha é um guia para leitura detalhada e produção de biografias multimodais, textos que têm o propósito de relatar histórias de vida combinando elementos verbais e não verbais. As atividades propostas possibilitam o ensino explícito e contextualizado da língua portuguesa em textos que utilizam diferentes recursos de significados, propiciando, como produto final de todo o processo, biografias multimodais que homenageiam pessoas especiais aos alunos-autores.

A cartilha pode ser acessada gratuitamente pelo link

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-801-385

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes