Ir para o conteúdo DTG Noel Guarany Ir para o menu DTG Noel Guarany Ir para a busca no site DTG Noel Guarany Ir para o rodapé DTG Noel Guarany
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DTG Noel Guarany no mês de outubro de 2023



Ao longo do ano de 2023, o DTG Noel Guarany veio realizando e participando de diversos eventos. O mês de outubro não foi diferente! Começamos o décimo mês do ano com uma visita da Gestão de Prendas e Peões 2023/2024 à ONG “Nossa Vida Sua Vida”, que aconteceu no dia 03 de outubro. Os Peões e Prendas realizaram, junto aos presentes, oficinas de leitura, declamação de poesias e apresentação de danças. Os jovens se interessaram muito pela declamação e pelos textos gaudérios.

Visita à ONG Nossa Vida Sua Vida

Como o DTG é um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria, participamos com alegria dos eventos promovidos pela instituição. Um órgão com o qual fazemos forte parceria é a Secretaria de Apoio Internacional (SAI). Ainda no começo do mês, dia 05 de outubro, participamos do evento “Culinary Exchange”, promovido pela SAI, no qual pudemos trocar experiências culinárias com diversos intercambistas da instituição e levar um pouco mais da cultura gaúcha para além das fronteiras do Brasil com atividades de Danças Típicas, Boleadeiras e Boleadeiras de Fogo, Chula, Oficina de Chimarrão e de Dança.

Culinary Exchange

A extensão não fica apenas dentro da universidade. Nos dias 14 e 15 de outubro, o DTG teve o privilégio de, mais um ano, apresentar-se na 3ª Etapa do X Circuito de Rodeios da 13ª RT. Representaram a entidade no evento as seguintes modalidades: Danças Tradicionais, Danças Tradicionais de Par, Declamação Feminina e Declamação Masculina. Todos foram contemplados com premiações, graças à intensa dedicação dos peões e prendas, que levam consigo a determinação Guarany.

3ª Etapa do X Circuito de Rodeios da 13ª RT

Falando um pouco mais de rodeio, no dia 22 de outubro a Invernada Campeira da entidade realizou mais um Rodeio Crioulo para a história do Noel, o 29ª Rodeio Crioulo do DTG Noel Guarany. O Rodeio Campeiro contou com as categorias Laço Trio Força A, Laço Trio Força B, Laço Trio Força C, Laço Individual, Laço Quarentão, Laço Dupla, Laço Piá, Laço Guri, Laço Prenda, Laço Patrão, Laço Capataz, Laço Veterano e Laço Vaqueano. O rodeio novamente foi marcado pela presença de diversas entidades e foi mais um grande feito do ano.

29º Rodeio Crioulo do DTG Noel Guarany

Para findar o mês dentro do lar que nos acolhe, realizou-se na Universidade Federal de Santa Maria, dos dias 23 a 27 de outubro, a 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI). Nos dias 25 e 27 de outubro os bolsistas de extensão do DTG apresentaram para a comunidade acadêmica as pesquisas realizadas durante este ano, os temas discutidos foram: “Atuação do Departamento de Comunicação na difusão das atividades realizadas pela Gestão de Prendas e Peões do DTG Noel Guarany”, “Noel Guarany e a criação da identidade musical missioneira”, “Uma breve história sobre a origem do violão: de coadjuvante à protagonista nas salas de concerto” e “Eventos artísticos do DTG Noel Guarany em 2023”.

Com imensa satisfação, agradecemos este mês que passou e almejamos ainda mais vivências e aprendizados para este novo que inicia. Que venha novembro, o mês em que o DTG Noel Guarany comemora 18 anos de história!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-829-293

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes