Ir para o conteúdo Projeto Mão na Mídia Ir para o menu Projeto Mão na Mídia Ir para a busca no site Projeto Mão na Mídia Ir para o rodapé Projeto Mão na Mídia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mão na Mídia na semana global de alfabetização midiática e informacional

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promove, de 24 a 31 de outubro, a Global MIL Week, Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) de 2021. A celebração, realizada anualmente, apresenta nesta décima edição o tema “Alfabetização Midiática e Informacional para o bem público”, com a África do Sul sendo o país anfitrião da edição.

Os principais objetivos desta edição são reforçar a liberdade de expressão, o acesso à informação, o desenvolvimento do pensamento crítico frente à mídia e o combate ao discurso de ódio prejudicial aos direitos humanos e ao bem-estar social. Além da celebração oficial, eventos independentes podem ser organizados e registrados em formulário online.

A Global MIL Week também busca posicionar a Alfabetização Midiática e Informacional no cenário do mundo pós-pandêmico, considerando o aumento exponencial da desinformação, da polarização política e da influência crescente das plataformas digitais na pandemia de covid-19.

Fonte: https://abpeducom.org.br/unesco-promove-semana-global-de-alfabetizacao-midiatica-e-informacional-de-2021/

Diálogos Mão na Mídia: nossa primeira entrevista coletiva

A atividade “Diálogos Mão na Mídia” consiste em uma bate-papo onde as alunas e os alunos poderão conversar abertamente com um convidado especial, gerando debates e fazendo perguntas. As inscrições foram disponibilizadas pelo e-mail e estão abertas até dia 28 de outubro de 2021.

Com a convidada especial Taiane de Oliveira Volcan, jornalista, mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas e doutora em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (PPGL/UFPel). Atualmente pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (MIDIARS) e professora da pós-graduação em comunicação e marketing da Faculdade Senac Pelotas. Trabalha com análise de redes sociais, discurso, política, humor e desinformação.