Ir para o conteúdo Catedra UNESCO Ir para o menu Catedra UNESCO Ir para a busca no site Catedra UNESCO Ir para o rodapé Catedra UNESCO
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
APRESENTAÇÃO

Lançado em 1992, o Programa de Cátedras UNITWIN / UNESCO promove a cooperação e partilha interuniversitária internacional, a fim de reforçar as capacidades institucionais através da partilha do conhecimento e do trabalho em colaboração.

O Programa apoia a criação de Cátedras UNESCO e de redes UNITWIN em áreas prioritárias estabelecidas no âmbito das competências da UNESCO, ou seja, educação, ciências naturais e sociais, cultura e comunicação.

 

Através desta rede, instituições de ensino superior e de investigação em todo o mundo canalizam os seus recursos, tanto humanos como materiais, para enfrentar desafios prementes e contribuir para o desenvolvimento das suas sociedades. Frequentemente, as Redes e Cátedras servem como grupos de reflexão e como construtores de pontes entre o mundo académico, a sociedade civil, as comunidades locais, a investigação e a definição de políticas. Ao mesmo tempo que promovem a diversidade cultural, provaram ser úteis para influenciar decisões políticas, introduzir novas ideias no ensino, originar inovação através da investigação e contribuir para o enriquecimento dos programas universitários existentes. Em áreas que sofrem de falta de competências, as Cátedras e Redes tornaram-se pólos de excelência e inovação a nível regional ou sub-regional, além de contribuírem para o reforço da cooperação Norte-Sul-Sul.