Ir para o conteúdo LEEDA Ir para o menu LEEDA Ir para a busca no site LEEDA Ir para o rodapé LEEDA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação

LEEDALaboratório de pesquisa em Estéticas e Epistemologias Descentradas das Artes funciona na sala 1337 do Prédio 40 do Centro de Artes e Letras da UFSM, e pretende ser uma sala de leituras e exercícios de pesquisa imagéticos abertos aos estudantes diariamente. Assim, o LEEDA é um espaço de estudos e investigação em metodologias de pesquisa das artes visuais, coletivas e individuais, em diálogos com as propostas de Museu Virtual de Griselda Pollock (2010), Atlas Mnemosyne de Aby Warburg, Gertrud Bing e Fritz Saxl (1929) e descentramentos e simultaneidades de Andrea Giunta (2020). 

O laboratório é a central do projeto de pesquisa “Epistemologias desde as artes: teorias estéticas e arquivos políticos indisciplinares”, que pode ser acessado em: PROJETO

Além disso, outros projetos (de ensino e extensão) estão em andamento por participantes do projeto. Acesse mais informações em: PROJETOS [link]

Coordenação: Profa Dra Thays Tonin (CAL/UFSM) – thays.tonin@ufsm.br

Instagram com novidades dos projetos: @leeda.ufsm

Arquivofagias

Isto não é uma biblioteca. É uma intervenção.

O LEEDA e seu coletivo chamam todes para estudar juntes alguns dos livros e textos mais importantes para entender a teoria, história e crítica de arte no contemporâneo. 

O Café Filosófico é aberto a todes interessades em ler juntes e debater sobre a relação entre estética e política das/nas artes hoje. 

 Não é necessário ter feito a leitura do texto previamente. A leitura será feita em conjunto, pressupondo pausas para o debate conceitual.

Os encontros acontecem quinzenalmente nas quartas-feiras das 18:00-20:00, no prédio 40 (CAL), na sala 1337, espaço físico do LEEDA. Traga sua caneca!

informações sobre as leituras são atualizadas em:

https://www.instagram.com/leeda.ufsm/ 

EXPOSIÇÃO REALIZADA NO ACERVO ARTÍSTICO DA BIBLIOTECA CENTRAL (BC)

01/07/2025 - 15/08/2025

A primeira edição deste Salão de Artes contou com o apoio da Casa Verônica e ODH, CAL e dos Laboratórios de Pesquisa do Curso de Artes Visuais: LEEDA, LASUB e LABACCC}}}.

A exposição coletiva, feita com uma chamada pública nacional, faz emergir as seguintes questões

Quais obras foram consideradas provocativas demais, subversivas demais, profanas demais, para serem aceitas como “arte” nos Salões de Belas Artes modernos? Quais obras foram, portanto, impossíveis demais para representarem os valores artísticos de Salões de Arte no Brasil? Quais perguntas podemos fazer sobre estes limites?

Utilidades

Departamento de Artes Visuais (DART) 
Centro de Artes e Letras – UFSM

 

Responsável: Profa Dra Thays Tonin (https://ufsmpublica.ufsm.br/docente/26107/)

 

Endereço Completo: CAMPUS SEDE – Av. Roraima nº 1000,  Prédio 40, sala 1337.  CAL/UFSM. Bairro Camobi, Santa Maria – RS. CEP: 97105-900

“ArquivA: Práticas em Acervos e Arquivos de Artes Visuais” (061985) pensando a tradução como metodologia de ensino e pesquisa surge então o grupo de pesquisa em tradução: Arquivos & Artes Visuais TraduzA, onde será realizada a tradução e a discussão de textos com escritas feministas.
O projeto é vinculado ao Laboratório de Epistemologias Descentradas das Artes (LEEDA – 061831). Os encontros serão realizados de forma quinzenal, no LEEDA sala 1337 do prédio 40 – CAL (Centro de Artes e Letras).

Tradução atual: Women, Art and Society – Whitney Chadwick

SITE EM CONSTRUÇÃO!