Professoras vinculadas aos Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão do LEEDA
[em edição]
Thays Tonin (Coordenadora) – UFSM DART/PPGART
Título da pesquisa em andamento: Arquivofagias: teses para uma pesquisa-manifesto (2023-2024)
Resumo da formação: Professora colaboradora do PPGART/CAL/UFSM (2024-), na Linha de Pesquisa Arte e Transversalidade. Doutora pela Università degli Studi della Basilicata (Itália), no Dipartimento delle Culture Europee e del Mediterraneo, nos setores científico-disciplinares “L-ART/04, Critica artistica” e “M-STO/04, Storia contemporanea” (Ministero dell’Istruzione e del Merito, Italia) – Doutorado em Artes Visuais com Reconhecimento MEC e Validação pela PPGAV/UFRGS. Mestra em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/ UDESC, 2022) e Mestre em História Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH/UFSC, 2015). Fez Pós-Doutoramento em Filosofia Moral pela Universidad de La Rioja (Espanha UNIRIOJA, 2023) e também Pós-Doutoramento em Artes Visuais (Ênfase em Teoria e História das Artes Visuais) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2022). Graduada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Lider o Grupo de Pesquisa CNPQ /UFSM “Epistemologias desde as artes: teorias estéticas e arquivos políticos indisciplinares”.
Link para Publicações/Exposições recentes: https://ufpel.academia.edu/ThaysTonin
Link para portfólio ou CV: http://lattes.cnpq.br/1361834796813729
[em edição]
[em edição]
[em edição]
Participantes:
BAVARESCO, E.
Resumo da formação:
Graduanda do curso de Artes Visuais Licenciatura desde 2021, em fase de conclusão de curso. Bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e vinculada ao PIVIC (Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica) do Grupo de Pesquisa CNPQ Epistemologias desde as artes: teorias estéticas e arquivos políticos indisciplinares, sob orientação da Prof Dr Thays Tonin. Pesquisa relações entre corpo e gênero na construção do imaginário sobre a “prenda” no Rio Grande do Sul.
Link para portfólio ou CV: https://lattes.cnpq.br/6040196928938881
BRONDANI, R. L.
Resumo da formação:
Raiane Brondani de Lima, graduanda em Licenciatura Artes Visuais UFSM. Membro do Laboratório de Estéticas e Epistemologias Descentradas das Artes (LEEDA) e do Laboratório de Artes Gráficas (LabGraf), faz parte do Diretório Acadêmico Rosana Paulino (DARP), possui experiência em ações de conservação e restauro de documentos em suporte de papel, tendo participado de exposições coletivas em 2023 e 2024. Pesquisa mulheres, arquivo e restauração.
Link para portfólio ou CV: http://lattes.cnpq.br/1084199228788421
DE DEUS, L.
Resumo da formação:
Caiçara, natural de Ubatuba-SP. Discente de Artes Visuais – Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela UFSM, desde de 2023. Membro do LEEDA e LabGRAF, participante do projeto “TraduzA – grupo de pesquisa em tradução: arquivos & artes visuais” e atualmente é a pessoa responsável pelo arquivo e acervo do LabGRAF.
Link para portfólio ou CV: http://lattes.cnpq.br/9300102017261259
DIAS, Vanessa Cristina
Resumo da formação:
Vanessa Cristina Dias é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (CAL/UFSM) com ênfase em História, teoria e crítica na linha de pesquisa Arte e Transversalidade. Mestre em Educação (Scrito sensu) pelo Programa de Pós-graduação em Educação (FaE/UFPel). Especialista em Artes (Lato sensu) e graduada em Artes Visuais – licenciatura (CA/UFPel). Artista e pesquisadora in(ter)disciplinar em Artes Visuais, Filosofia, Crítica cultural e Psicologia social. Faz parte de grupos de pesquisa Caixa de Pandora: arte, gênero e memória (CNPq/UFPel), Epistemologias desde as artes: teorias estéticas e arquivos políticos indisciplinares (CNPq/UFSM) e Humanitas – Núcleo de Pesquisa em Epistemologias, Práticas e Saberes interdisciplinares (CNPq/UFSC), entre outros. Foi bolsista CAPES durante o mestrado. Na graduação foi bolsista do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES) e do PET – Programa de Educação Tutorial (CAPES) Artes Visuais (CA/UFPel). Atualmente faz parte do projeto “ArquivA: práticas em acervos e arquivos de artes visuais”, no grupo de pesquisa TraduzA (LEEDA-UFSM).
colocar link para a dissertação de mestrado e pro trabalho de especialização
Link para portfólio ou CV: http://lattes.cnpq.br/4896954410037934
FRUTUOSO, M.
Resumo da formação:
Graduando em Artes Visuais Bacharelado na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Pesquisador PIVIC LEEDA/UFSM Grupo de Pesquisa CNPQ Epistemologias desde as artes: teorias estéticas e arquivos políticos indisciplinares, sob orientação da Prof Dr Thays Tonin. Membro ativo Laboratório de Pesquisa em Tecnologia e Mídias Digitais (LABART/UFSM), sob coordenação do Prof. Dr. Fernando Codevilla. Formado no Curso de Extensão em Cinema e Produção Audiovisual da UFSM. Produz pesquisa em Iconologia e História da Arte descentrada no Eixo Sul. Produz, também, em Artes do vídeo.
colocar link para o trabalho do SIGAM
Link para portfólio ou CV: https://lattes.cnpq.br/5354780189860451
GRASEL, B.
Resumo da formação:
Bolsista no Acervo Artístico da UFSM, com ênfase de atuação no projeto de extensão Vestido de Berenice (063620 – UFSM). Graduanda em Artes Visuais, bacharelado, na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), iniciou o curso no primeiro semestre de 2024 e faz parte do projeto “ArquivA: práticas em acervos e arquivos de artes visuais”, no grupo TraduzA LEEDA/UFSM. Pesquisadora PIVIC – LEEDA/UFSM – Grupo de pesquisa CNPQ “Epistemologias desde as artes: teorias estéticas e arquivos políticos indisciplinares”, sob a orientação da Prof Dra. Thays Tonin. Atualmente pesquisando sobre ¨Os impactos dos estigmas dos fazeres têxteis na arte do Rio Grande do Sul¨, buscando compreender como o saber-fazer têxtil, tradicionalmente associado ao feminino, foi desvalorizado e diferenciado a partir da sua construção como artesanato. Sendo assim, questionando sobre a construção de estereótipos que afetam o reconhecimento dessas produções. Participante do projeto de extensão ¨Cartas entre Artistas, Pesquisadoras e Intelectuais: Grafia da Subjetividade¨ e no grupo de pesquisa CNPQ- Laboratório de Arte e Subjetividades (LASUB/UFSM), ambos sob coordenação da Prof Dra. Rosa Maria Blanca Cedillo. Em 2024 foi bolsista FIEN pelo projeto “ArquivA: práticas em acervos e arquivos de artes visuais” (LEEDA/UFSM). Possui Interesse na área de Arte Têxtil.
colocar link para o trabalho do SIGAM
Link para portfólio ou CV: http://lattes.cnpq.br/6533123172047088
LUSTOSA, M. V. V.
Resumo da formação:
Graduando em Artes Visuais, Licenciatura, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Em 2025 foi Bolsista FIEN pelo projeto “ArquivA: práticas em acervos e arquivos de artes visuais”, vinculado ao grupo TraduzA LEEDA/UFSM. Participou na organização da publicação “Arte e Memoria em Tempos de Catástrofe“.
Link para portfólio ou CV: http://lattes.cnpq.br/5723220686813025
MACIEL, J. I. S.
Resumo da formação:
É gaúche, não-binárie e licenciande em Artes Visuais pela UFSM desde 2023. É bolsista FIEN vinculade ao projeto “ArquivA: práticas em acervos e arquivos de artes visuais”, trabalhando nos projetos “TraduzA – grupo de pesquisa em tradução: arquivos & artes visuais” e “Café Filósofico”. Tem como áreas de pesquisa iconologia, arte revolucionária e manifestos. Também faz parte do Laboratório de Desenho e Iconografia (Signum) e é membre do Diretório Acadêmico Rosana Paulino.
https://tainacan.ufsm.br/leeda/mnemosyne/arte-e-memoria-em-tempos-de-catastrofe/
Link para portfólio ou CV: http://lattes.cnpq.br/9890479205420261
Medeiros, F. T.
Resumo da formação:
Artista, nascida em 2000, natural de Itaara no Rio Grande do Sul, estudante de graduação do curso de Artes Visuais Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 2020, em fase de conclusão de curso, orientada pela Profa. Dra. Thays Tonin. Bolsista PIBITI CNPQ em projeto artístico para o Laboratório de Fala (LabFala) do Curso de Fonoaudiologia, pesquisadora membro do Laboratório de Estéticas e Epistemologias Descentradas das Artes (LEEDA), membro do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (LABART). Pesquisa o desdobramento e a evolução da imagem da deusa grega Hekate ao decorrer dos séculos, como ela é representada no contemporâneo, o que possivelmente ocasionou as alterações em suas imagens nas culturas e como se cria um imaginário coletivo a respeito da mesma em uma sociedade.
Link para portfólio ou CV: http://lattes.cnpq.br/8461984154344445
RAUBER, R.
Resumo da formação:
Atualmente está fazendo Graduação em Artes Visuais – Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). foi bolsista do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES) e foi bolsista vinculada ao Programa FIEnEB – Fundo de Incentivo ao Ensino Conexão Educação Básica. Membra ativa do Laboratório de Artes Gráficas (LabGRAF), atuando na organização de catalogação de exposição(es). Membra ativa do Laboratório de Estéticas e Epistemologias Descentradas das Artes (LEEDA), onde participa do projeto “TraduzA – grupo de pesquisa em tradução: arquivos & artes visuais”, “Café Filosófico” e o projeto de extensão “Exposição Coletiva: O salão impossível” sob orientação da Profa.Dra. Thays Tonin. Tem interesse em pesquisa em mulheres, memória, arquivo e bordado.
Link para portfólio ou CV: http://lattes.cnpq.br/3046111421403912
S.O. S, Santos.
Resumo da formação:
Graduanda de Artes Visuais Bacharelado, 2024; 04/10/2005. Estou vinculada ao projeto TraduzA, Salão Impossível, Iniciação Científica voluntária, todos ligados ao Laboratório de Estéticas e Epistemológicas Desde as Artes (LEEDA). Como pesquisadora, estudo sobre arte, corpo negro, iconologia, eixo sul, contemporaneo; Como a iconologia do corpo racializado na história da arte, influencia nosso imaginário coletivo contemporâneo? buscando entender como e onde temos a presença do corpo negro no campos das artes visuais, de forma a se compreender quais os cânones da historia da arte que os classifição e precificam de tal modo em nossa sociedade atual e no mercado da arte.
colocar lionk pro trabalho publicado no sigam em 2025 e na JAI em 2024
Link para portfólio ou CV: http://lattes.cnpq.br/3590392303402315
Estudantes de graduação e pós-graduação vinculados(as) aos Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão do LEEDA
[em edição]
Pesquisadoras convidadas [ externos à UFSM ]
[em edição]
Nome
Título da pesquisa em andamento:
Resumo da formação:
Link para Publicações/Exposições recentes:
Link para portfólio ou CV: