Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Avaliação Ensino-Aprendizagem na UFSM vai até 31 de março

Processo pode ser realizado pelo aplicativo UFSM Digital ou pelo Portal do Aluno



Inicia nesta segunda-feira (23) a Avaliação Ensino-Aprendizagem da UFSM, na qual os estudantes podem avaliar as disciplinas do segundo semestre de 2022. Disponível no aplicativo UFSM Digital e no Portal do Aluno, a Avaliação segue até 31 de março.

Desde a última edição, referente ao primeiro semestre de 2022, a avaliação está mais curta, com apenas três questões: o professor atuou de maneira satisfatória para o desenvolvimento da disciplina; as estratégias de ensino adotadas colaboraram para o alcance dos objetivos de aprendizagem; considerando o contexto do meu curso, estou satisfeito com o conteúdo abordado na disciplina. As respostas podem ser dadas numa escala que vai de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”.

Além das questões objetivas, que visam avaliar a atuação docente, as estratégias de ensino e o conteúdo das disciplinas, há espaços abertos para o envio de sugestões e críticas construtivas referentes às disciplinas e ao processo de ensino-aprendizagem do semestre. Ao digitar as respostas, os estudantes devem evitar linguagem violenta, conforme as diretrizes do Código de Ética e Convivência Discente da UFSM. Para denúncias, pode-se entrar em contato com a Ouvidoria da UFSM.

Segundo Fernando Pires Barbosa, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), as mudanças implementadas no processo no ano passado, com apenas três questões que podem ser respondidas até mesmo pelo celular, por meio do UFSM Digital ou do Portal do Aluno, permitiram um recorde de participação. Pela primeira vez, mais de 50% dos estudantes da Universidade fizeram a avaliação – na avaliação anterior, houve menos de 30% de participação. A intenção nesta edição é pelo menos manter o índice atingido em 2022.

Melhorias nas práticas pedagógicas

Neste novo modelo de avaliação, conforme Fernando, os docentes já começarão a receber os resultados da edição 2022-1, de maneira privativa e anônima, a partir desta semana. A intenção é que as informações possibilitem melhorias nas práticas pedagógicas.

“Os docentes recebem os seus resultados e têm um espaço para enviar seus comentários/sugestões sobre o formato. A partir do feedback dos docentes, poderemos fazer mudanças/ajustes no formato de divulgação e, a partir de então, os resultados individuais de cada docente passarão a estar disponíveis também para as chefias (departamento, curso e unidades de ensino)”, relata. O formato de divulgação também sofreu alterações, ficando mais fácil e amigável para o docente visualizar as suas notas e os comentários dos alunos.

Conheça mais sobre o papel da CSA-CS

A UFSM conta com uma Comissão Setorial de Avaliação (CSA) em cada Campus/ Centro, responsável pelo desenvolvimento das atividades e interligação da UFSM com a Comissão Própria de Avaliação (CPA). As comissões setoriais de avaliação junto a universidade são constituídas por um coordenador, representantes do corpo docente, técnico-administrativos e discente de cada campus. Na UFSM-CS fazem parte da CSA a Profª. Vanessa Teresinha Alves, o Téc. Adm. Júlio Cesar Modesto da Silva e a Acad. Caroline Silveira da Silva.

Compete à comissão setorial de avaliação sensibilizar a comunidade acadêmica dos centros para os processos de avaliação institucional, desenvolver o processo de autoavaliação na unidade,  e também acompanha os processos de avaliações internas e externas dos cursos que compõem a unidade universitária.

Para acompanhar as informações referentes às atividades da CSA-CS e a Avaliação, acesse o site e o Instagram da Comissão.


Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail coplai@ufsm.br ou na página da Avaliação Institucional.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-4194

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes