Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

PET Letras promove oficina “O gaúcho na formação da identidade”

O Grupo Pet Letras da UFSM promove hoje, dia 20, às 18h e 30min, na sala 1203, do CAL, a Oficina “O gaúcho na formação da identidade”, com o Prof. Dr. Tau Golin (UPF). O evento é aberto à comunidade universitária e comunidade em geral, tendo em vista que a temática interessa a diferentes públicos. O Professor Tau Golin é historiador e jornalista, pós-doutor em História pela Universidade de Lisboa (2010), doutor em História ibero-americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestre em História do Brasil pela PUCRS (1996).

As inscrições são gratuitas, via email petlabcorpus@gmail.com, e as vagas são limitadas.

Sobre o professor convidado: Professor dos cursos de graduação em História e Comunicação da UPF desde 1996, bem como da pós-graduação desde 2001. Tau Golin já exerceu a função de coordenador da UPF Editora, coordenou o Departamento de Midiologia e o projeto de concessão-implantação do sistema de comunicações de televisão e rádio da UPF, bem como coordenou o Arquivo Histórico Regional. Atua também como professor colaborar na Pós-graduação do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal. Coordena os grupos de pesquisas cadastrados no CNPq: Núcleo de Documentação História NDH (2005) e o Núcleo de Pré-História e Arqueologia NuPHA (2011), que mantém o Laboratório de Cultura Material e Arqueologia LACUMA (2012). Ele é Membro da Academia Uruguaia de História, Montevidéu; do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; e do Centro de Estudos de História do Atlântico CEHA, Ilha da Madeira, Portugal. Entre livros e capítulos publicou mais de cinquenta títulos. Ganhou os prêmios Concurso Literário Felipe de Oliveira, Prefeitura de Santa Maria (1984); Prêmio Açorianos de Literatura – Categoria Ensaios de Humanidades (livros A guerra guaranítica e A fronteira, Secretaria da Cultura de Porto Alegre (1999 e 2005); Publicação Destaque do Ano (pela coordenação da História Geral do Rio Grande do Sul), jornal O Sul, Rede Pampa e Câmara do Livro de Porto Alegre (2006); entre outros.Tau Golin atua especialmente nos seguintes temas: tradicionalismo, gauchismo, revolução farroupilha, guerra guaranítica, regionalismo, fronteiras, geopolítica do Prata, mídia, cultura e história comparada da navegação.