Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratórios Cadastrados no CAL

Departamento de Artes Cênicas

• Laboratório de Figurino

O Laboratório de Figurino – CAL/UFSM é um laboratório vinculado ao Departamento de Artes Cênicas e que se destina a pesquisa e manutenção de material didático com o intuito de fornecer suporte para projetos de ensino, pesquisa, extensão e atividades diversas relacionadas às Artes Cênicas e audiovisual. O Laboratório destina-se tanto a ser um local físico de guarda e organização desses materiais didáticos, em funcionamento na Sala 1226 do Prédio 40 da UFSM, quanto como espaço de pesquisa e acesso a produções e publicações da ciência aberta sobre a área, servindo a qualquer pessoa com interesse nessa particularidade do campo da visualidade da cena.

Responsável: Camila Borges Santos

Contato: camila.borges@ufsm.br

 

• Laboratório de Performance, Arte e Cultura – LAPARC

O LAPARC oferece suporte teórico prático às atividades de pesquisa, ensino e extensão ancoradas nos estudos sobre performances arte e cultura que são desenvolvidas por alunos do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais e dos cursos de teatro, dança e artes visuais da Universidade Federal de Santa Maria. Desse modo, busca realizar estudos sobre a Arte da Performance em sua amplitude inter e transdisciplinar. Ao aprofundar o conceito de Performatividade e suas relações com abordagens culturais desenvolve laboratórios de criação, individuais e conjuntos, nas artes performativas e apresenta as obras elaboradas em eventos artísticos. Os desdobramentos teórico-conceituais das pesquisas também são levados a eventos científicos tais como ANPAP, ANDA e ABRACE, entre outros. Assim, o LAPArc oferece suporte à pesquisa dos alunos de graduação, iniciação científica e pós graduação do Centro de Artes e Letras da UFSM, bem como propaga os estudos desenvolvidos à comunidade regional por meio de ações de extensão além de organizar eventos que integrem atividades de ensino, pesquisa e extensão como o PerformAções que aglutina estas discussões em mesas redondas, traz espetáculos de artistas locais e desenvolve atividades de pesquisa. O laboratório propõe realizar imersões em pesquisa de campo focadas nos universos culturais selecionados pelos investigadores envolvidos e que funcionem como um olhar estranho para alavancar a construção de performances. Sendo assim, o objetivo do trabalho dos performers reside na construção de processos investigativos oriundos das intenções de ser arte, irradiadas pelo corpo e aqui denominadas corpo-arte. O contato com o campo e o olhar estranho buscam aflorar afetividades que possam desabrochar em ações performativas, ao mesmo tempo em que descentraliza as ditaduras hegemônicas e cristalizadas de atuação performativa com as antigas posturas autoritárias dos diretores e coreógrafos soberanos. As investigações realizadas partem de um projeto de pesquisa guarda-chuva intitulado Arte e cultura: a transversalidade dos-nos-pelos corpos performativos, que discute, pensa e faz performances. As ações estão pautadas na busca pela fusão dos saberes calcada em processos de diluição de fronteiras entre conhecimentos.

Responsável: Gisela Reis Biancalana

Contato: giselabiancalana@gmail.com

 
Departamento de Artes Visuais

• LDI: Laboratório de Pesquisa em Desenho e Iconografia

Entre as principais funções do LDI, no curso de graduação em artes visuais, destaca-se, a de constituir-se como um espaço dedicado às atividades de ensino de disciplinas de desenho, orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, e reuniões de trabalho dos dois núcleos internos do grupo de pesquisa, um com foco em práticas artística relacionadas à paisagem regional, e outro dedicado a estudos em iconografia; na pós-graduação de modo semelhante, serve para sediar reuniões de grupos de pesquisa e atividades de orientação de mestrandos.

Responsável: Altamir Moreira

Contato: altamir@ufsm.br

• Laboratório Arte Impressa

São elaboradas imagens e posteriormente impressas de forma mecânica, atividade que remonta e mantém a tradição da gravura clássica, realizada em matrizes ou suportes de madeira, metal, pedra. São manufaturados papéis artesanais seguindo diferentes estratégias da tradição papeleira, constituindo-se em matéria prima para elaboração de obras gráficas, livros de artista, obras em papel.

Responsável: Helga Corrêa

Contato: helga.correa@gmail.com

 

• Laboratório de Arte e Subjetividades

Desenvolve pesquisas de graduandos(as) do Curso de Artes Visuais e pós-graduandos(as) do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. O principal projeto atualmente Arte e ficção: Implicações da literatura na subjetividade do(a) artista. Os resultados das pesquisas são divulgados através de publicações.

Responsável: Rosa Maria Blanco Cedillo

Contato: artesubjetividades@gmail.com

 

• Laboratório Interdisciplinar Alternativo (LABINTER)

O LabInter – Laboratório Interdisciplinar Interativo – tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas científicas, produções artísticas, cursos e oficinas, intercâmbio de conhecimentos e propagação de metodologias nas áreas de Arte, Ciência e Tecnologia. É um espaço de pesquisa e criação em projetos artísticos interativos e imersivos, realizados em rede de modo interdisciplinar e colaborativo com instituições nacionais e internacionais, voltados para a inovação e desenvolvimento tecnológico.

Responsável: Andreia Machado Oliveira

Contato: labinter.ufsm@gmail.com

 
Departamento de Desenho Industrial

• Laboratório de Cerâmica

Tecnologia industrial, design de cerâmica e suas aplicações. Desenvolvimento de modelos e protótipos. Técnicas de construção cerâmica. Meio-ambiente, produção cerâmica e sustentabilidade. Os equipamentos do laboratório: fornos elétricos de alta temperatura.

Responsável: André  Krusser Dalmazzo

Contato: deptoddi@ufsm.br; wagner.garcia@ufsm.br

 

• Laboratório de Prototipagem

Desenvolvimento de projetos acadêmicos do curso de Desenho Industrial, através da construção de protótipos e mock-ups de produtos. Os equipamentos dispostos no seguinte laboratório são máquinas com controle numérico computadorizado (cnc), máquina de corte laser CO2 e impressora 3D.

Responsável: André  Krusser Dalmazzo

Contato: deptoddi@ufsm.br; wagner.garcia@ufsm.br

 

• NOVA Lab – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade em Design

Laboratório destinado a Ensino, Pesquisa e Extensão voltado à Internacionalização e Desenvolvimento de Projetos, em áreas como Inovação, Sustentabilidade, Design de Produto e Manufatura Aditiva, integrando-se com grupos de pesquisa e atendendo a demandas da comunidade interna e externa da UFSM.

Responsáveis: Felipe Luis Palombini e Mariana Kuhl Cidade

Contato: felipe.palombini@ufsm.br

 

• LABETRI – Laboratório de Estudos Tridimensionais/Marcenaria

São construídos produtos resultantes dos projetos acadêmicos. Envolve o processo de construção (com acompanhamento do acadêmico) com diferentes materiais: madeira, metal e polímeros diversos. Com os materiais são elaboradas as fixações, cortes, pintura e acabamentos.

Responsável: André  Krusser Dalmazzo

Contato: deptoddi@ufsm.br; wagner.garcia@ufsm.br

Departementos de Letras (DLEM, DLV e DLCL)

• Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEOn)

No LabEON as atividades compreendem planejamento, design e oferta de cursos on-line de línguas adicionais, de letramento digital, design de materiais digitais, jogos, entre outros, por meio de processos híbridos e na modalidade a distância, para públicos diversos, em formação inicial ou permanente. (300 caracteres) O LabEON – Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online – tem por objetivo oportunizar aos discentes de graduação e pós-graduação a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão de línguas adicionais por meio do design de materiais digitais e de aprendizagens pelo uso de tecnologias sociais, digitais e inovadoras.

Responsável: Suzana Reis

Contato: labeon@ufsm.br

 

• Laboratório de Português – LAPORT

O LABPORT – Laboratório de Língua Portuguesa –- busca integrar ações em prol do trabalho com a língua portuguesa. É um projeto que reúne leitura, gramática, produção de textos, pesquisa e extensão, ao se inserir na concepção de linguagem como prática social. O Projeto reúne um público heterogêneo (professores da UFSM, alunos de graduação e de pós-graduação em Letras, professores da rede pública).

Responsável: Sara Scotta Cabral

Contato: labport@ufsm.br; sara.scotta.cabral@gmail.com (preferencial)

 

• Laboratório de Leitura e Redação – LABLER

O Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR), com sede na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem se constituído, ao longo de seus 27 anos, como uma importante referência na formação de professores de línguas e nos estudos dos letramentos acadêmicos no Brasil (Motta-Roth, 2012)*. Atualmente sob coordenação das professoras Graciela Rabuske Hendges, Luciane Kirchof Ticks e Roséli Gonçalves do Nascimento, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) do Centro de Artes e Letras (CAL), o LabLeR tem por objetivo a formação inicial e continuada de Linguistas Aplicados por meio da reflexão teórica, da pesquisa e da publicação científica, além de ser responsável pelo Projeto Línguas no Campus (LINC), que colabora para o processo de internacionalização da UFSM por meio da capacitação da comunidade acadêmica e externa para a interações em línguas adicionais com foco em língua inglesa.

Responsável: Graciela Rabuske Hendges

Contato: admlabler@gmail.com

 

Entrelínguas

O Laboratório Entrelínguas tem por objetivo oferecer aos discentes de graduação e pós-graduação um espaço para realização de atividades de ensino, extensão e pesquisa de modo integrado, buscando, deste modo, qualificar a formação de alunos de graduação e pós-graduação. As ações são voltadas à pesquisa sobre o Espanhol e o Português como línguas segundas e estrangeiras bem como sobre suas interfaces em relação ao contato dessas línguas nas fronteiras geopolíticas e culturais. As práticas de Ensino e Extensão permitem um vasto campo de pesquisa que resulta em pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado. Em relação às atividades de extensão são organizados e ofertados cursos de Português para Estrangeiros (PLE), em convênio com a Secretaria de Assuntos Internacionais – SAI da UFSM, entre outras atividades como: Semana de Acolhimento dos estudantes estrangeiros na UFSM, cursos de PLE para Intercambistas e Cursos preparatórios para Certificação do Exame CELPEBRAS bem como sua aplicação. Já os Cursos de Espanhol atendem a comunidade acadêmica com os cursos preparatórios para Teste Suficiência em Língua Estrangeira da UFSM e também cursos de espanhol nível básico e Intermediário. Em relação à pesquisa, o laboratório tem um grupo de pesquisa em Politicas Linguísticas formado por alunos de graduação, mestrado, doutorado e egressos bem como pesquisadores de outras instituições, que se vincula ao Programa de Políticas Linguísticas do Núcleo de Educação para Integração da AUGM. Desde final de 2023 tem um convênio internacional com Laboratório de Semiótica da Universidad Nacional de Misiones, Argentina.

Responsável: Eliana Rosa Sturza

Contato: entrelinguas@hotmail.com

 

• Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN).

O NEPELIN tem por objetivo geral promover a sistematização de estudos e pesquisas sobre o ensino de língua portuguesa em termos de práticas de leitura, análise linguística/semiótica e produção textual, na perspectiva dos Multiletramentos. Para tanto, elencamos seus objetivos específicos: i) mapear e sistematizar os saberes construídos pelos professores em formação inicial e continuada acerca das práticas de linguagem em uma perspectiva de Multiletramentos; ii) mapear pesquisas publicadas (teses e dissertações), especialmente sobre as práticas de linguagem a fim de sintetizar os achados em termos de resultados e implicações para o contexto escolar; iii) investigar coleções de livros didáticos aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para verificar de que maneira está configurado o ensino de língua portuguesa; iv) apresentar, com base nos resultados das pesquisas desenvolvidas no Núcleo, uma abordagem didática crítica para o ensino de Análise Linguística no Ensino Fundamental e Médio, considerando os processos do conhecimento previstos na pedagogia dos Multiletramentos; v) descrever e analisar criticamente documentos oficiais orientadores do ensino de língua portuguesa; vi) verificar de que maneira os professores recontextualizam a BNCC em suas práticas pedagógicas; vi) contribuir para a formação teórico-metodológica de professores de língua portuguesa em formação inicial e continuada; vii) produzir material didático para o ensino de Língua portuguesa em uma perspectiva gêneros e de Multiletramentos com foco na educação básica; ix) promover reuniões de estudo sobre o ensino de língua portuguesa, considerando as atuais pesquisas no campo da Linguística Aplicada; x) articular pesquisa, ensino e extensão com vistas a fortalecer a formação inicial dos alunos do curso licenciatura em Letras – Português; xi) promover diálogo produtivo entre a universidade e educação básica a fim de construir uma parceria entre os professores em formação inicial e os professores em formação continuada.

Responsável: Francieli Matzembacher

Contato: 55 984480193

 

• Centro de Documentação e Memória (CDM)

O Centro de Documentação e Memória (CDM) é decorrente dos resultados de um projeto de pesquisa interdisciplinar que foi concebido em 1999 quando da criação do Laboratório Corpus (PPGL/UFSM), através do Edital PROCAD CAPES com a UNICAMP. Projeto que tinha por eixo diretor a História das Ideias Linguísticas e Literárias no Sul e que resultou também na criação do doutorado em Letras da UFSM. Em 2012, a partir da imensa documentação disponível sobre tal problemática e ainda com o recebimento dos primeiros acervos privados, um grupo de pesquisadores do Laboratório Corpus, com apoio de professores da Arquivologia, dois deles em formação em nosso Programa de Pós-Graduação, decidiu-se investir em uma política de Fundos Documentais, criando um centro de pesquisa e de preservação da memória e da história da formação em Letras na região sul. Com o passar do tempo, esse propósito inicial foi se ampliando a partir das doações de acervos que foram feitas ao CDM. Hoje o CDM guarda documentos não só da formação em Letras no sul do país, mas também preserva fundos e acervos de instituições e de personalidades que contribuíram para a história da produção do conhecimento linguístico e literário como um todo. Atualmente o CDM está sediado no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins e tem sob sua tutela os seguintes Fundos Documentais e Acervos: Fundo Documental Neusa Carson, Fundo Documental Aldema Menini Mckinney, Fundo Documental Maria Luíza Ritzel Remédios, Fundo Documental Aliança Francesa de Santa Maria, Acervo Michael Phillips, Acervo Documental de Livros Didáticos e Acervo Laboratório Corpus.

Responsável: Amanda Scherer

Contato: cdm@ufsm.br

 

• NEPEL-Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Literatura

O NEPEL congrega projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão associados à área de literatura do DLV. Está em funcionamento desde o início do ano de 2023, quando atuou principalmente no sentido de ocupar e estruturar seu espaço para melhor uso. O grupo de pesquisa Literatura e história e o Grupo de Estudos Narrativos, coordenados respectivamente pelos professores Pedro Brum e Raquel Trentin, desenvolveram atividades regulares no laboratório, como encontros de estudos, orientações e organizações de eventos de pesquisa e extensão (como a FLISM e o II Colóquio Poéticas da narrativa e figurações da história). A partir de 2024, o laboratório passará a congregar grupos de estudo de diferentes professores de literatura membros no NEPEL. Neste primeiro semestre de 2024, estão acontecendo os grupos de estudo coordenados pelos professores Lucas Zamberlan, Raquel Trentin, Mônica Chagas da Costa, Pedro Brum e Andrea do Roccio Souto no espaço do laboratório. A oferta e coordenação de diferentes Grupos de Estudo, diversificados tematicamente e disponibilizados em diferentes horários, pretende ser uma das ações principais do NEPEL, além da organização de ações e eventos em Ensino, Pesquisa e Extensão.

Responsável: Raquel Trentin

Contato: nepel@ufsm.br

 

• Laboratório de Fontes de estudos da Linguagem – CORPUS

O Laboratório Corpus (Desde 1999) é um espaço de pesquisa, no qual fomentamos a formação de jovens pesquisadores na sua relação com a sociedade em geral. Integram o Corpus: docentes, alunos de pós-graduação e de graduação da UFSM, bem como participantes externos (egressos da UFSM e pesquisadores de instituições parceiras).

Responsável: Verli Fatima Petri Da Silveira

Contato: labcorpus1@gmail.com

Departamento de Música

• Laboratório de Percussão

Aulas de todas as disciplinas do Bacharelados em Percussão; aulas de Práticas Instrumentais I a IV-Percussão (Licenciatura em Música); ensaios do Grupo de Percussão; estudos individuais dos discentes; ensaios de grupos diversos; pesquisa de repertório; visitas de escolas; palestras para Música e Tecnologia e alunos de Composição; gravações de áudio/vídeoAulas de todas as disciplinas do Bacharelados em Percussão; aulas de Práticas Instrumentais I a IV-Percussão (Licenciatura em Música); ensaios do Grupo de Percussão; estudos individuais dos discentes; ensaios de grupos diversos; pesquisa de repertório; visitas de escolas; palestras para Música e Tecnologia e alunos de Composição; gravações de áudio/vídeo

Responsável: Gilmar Goulart

Contato: scullyxenagg@yahoo.com

 

• Laboratório de Canto Coral

Dar suporte às ações de extensão de todos trabalhos vocais corais relacionados às atividades dos estudantes e egressos.

Responsável: Claudio Antonio Esteves

contato: claudio@ufsm.br