Criado na cadeira de Montagem do 6º e 7º semestre do curso de Teatro Licenciatura da UFSM, o espetáculo Zero à Esquerda, realizado pelo instituto Benjamenta, é uma peça teatral que recebe apoio da Lei de Incentivo a Cultura (LIC) e vai fazer sua primeira apresentação no Theatro Treze de maio na próxima semana (16), às 20h.
Como é previsto na ementa da cadeira a criação de um espetáculo, as professoras orientadoras Ina Neckel e Miriam Benigna construíram a peça sobre uma adaptação livre do romance Jakob Von Gunten, do autor suíço Robert Walsen, publicado em 1909. A encenação busca fazer uma reflexão sobre a realidade institucional atual, contextualizando com o texto do livro que pode facilmente ser associado a essa realidade mesmo nos dias atuais.
No livro o protagonista matricula-se no Instituto Benjamenta, com a finalidade de aprender a servir. Ele convive com rapazes da mesma idade, todos submetidos a uma educação que reduz as aspirações de ascensão social a algo próximo à invisibilidade. A atração pelo mínimo aparece logo no início da narrativa: “Aqui se aprende muito pouco, faltam professores, e nós, rapazes do Instituto Benjamenta, vamos dar em nada, ou seja, seremos, todos, coisa muito pequena e secundária em nossa vida futura. As aulas a que assistimos visam sobretudo a inculcar-nos paciência e obediência, duas qualidades que ensejam pouco ou mesmo nenhum sucesso”. No Instituto, todos recebem uma única aula – sobre como um rapaz deve se comportar – e leem o livro O que pretende a Escola Benjamenta para rapazes. (fonte: http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2011/07/25/resenha-jakob-von-gunten-de-robert-walser/)
O espetáculo foi exibido duas vezes, em novembro do ano passado, no Teatro Caixa Preta do Centro de Artes e Letras. Obteve sessão lotada em uma de suas apresentações e teve necessidade de exibir outra no mesmo dia, devido a demanda de público, o que mostra o grande prestígio e repercussão da peça.
A venda de ingressos para a próxima apresentação já está disponível. A compra antecipada pode ser feita com Fernanda (contato: 9 99081991) em Camobi, ou com Natália (contato: 9 81222990) no centro. Ingressos estão disponíveis também no Theatro Traze de Maio.
Meia entrada: R$ 10,00
Inteira: R$ 20,00
FICHA TÉCNICA
Direção: Ina Neckel e Miriam Benigna
Produção Gráfica: Andreas Roos
Iluminação: Thiago Brenner
Figurino e cenografia: Raul Dotto
Produção audiovisual: Breno Surreaux Fixman, Mariana Magalhães e Raquel Guerra
Fotografia: Dartanham Baldez Figueredo
Operador de áudio: Maurício Sinski
Elenco:
Aline Lauermann
Cândice Lorenzoni
Échelen Garcia Vaz
Fernanda Abegg
Laédio Martins
Maria Jade Sanches
Natália Dolwitsch
Raquel Zepka
Régis D’Ávila
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/533172003749846/