A exposição de arte postal reúne participantes de 30 países em Santa Maria.
A convocatória internacional de arte postal Natureza Morta, que se estendeu entre julho de 2016 e maio de 2017, recebeu 496 postais de participantes espalhados em 30 países diferentes, incluindo Cuba, Grécia, Rússia, Japão, Finlândia, Israel e Porto Rico, entre outros.
Todos os trabalhos recebidos estão reunidos em exposição no hall do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria, para visitação até o dia 21 de junho. Os postais também estão disponíveis para visualização no blog: http://naturezamorta2016.tumblr.com/.
Essa é a segunda convocatória organizada pela professora Helga Corrêa, vinculada ao Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria, com o apoio da mestranda em artes visuais Aracy Colvero, e as mestres em artes visuais Bruna Berger e Marina Attiná Jozala. Esse ano, a convocatória passou a fazer parte do Proyecto Exposiciones enREDadas, V edición, coordenado por Katia Pangrazi e Ángeles Saura e também da VI Semana de la Educación Artística UNESCO 2017 da Espanha.
Imagem: Divulgação
Em ambas convocatórias, artistas e apreciadores da arte postal de todo o mundo participaram criando e enviando postais no formato 10cmx15cm e utilizando diferentes técnicas e materiais. A primeira edição da convocatória, realizada entre 2014 e 2015, explorava o tema da arte postal e natureza e contou com uma mostra no Centro de Artes e Letras da UFSM, em abril de 2015. O blog http://artepostalnatureza.tumblr.comexpõe todos os trabalhos recebidos.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.