Professora de Letras recebe o Prêmio Professora Rubens Murillo Marques 2017, da Fundação Carlos Chagas
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O projeto “Leitura e avaliação de textos: etapas para a formação inicial de professores de produção textual”, da Profa. Dra. Cristiane Fuzer, docente do Departamento de Letras Vernáculas e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, venceu o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2017.
Em sua sétima edição, o Prêmio é uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas para valorizar experiências educativas inovadoras propostas por professores de Licenciatura que visam à formação de professores para a educação básica. Nesta edição, foram avaliados 115 trabalhos desenvolvidos por docentes de diversas instituições universitárias das cinco regiões do Brasil.
O primeiro trabalho premiado, desenvolvido pela Profa. Cristiane desde 2010 como disciplina complementar de graduação criada para os cursos de licenciatura em Letras na UFSM, consiste em um conjunto de atividades que aliam teoria e prática por meio de experiências de interação real via textos envolvendo graduandos de Letras, professor formadora, professor em serviço e alunos da educação básica.
A cerimônia de premiação ocorreu no dia 17/11/2017, em São Paulo, e contou com a participação da diretoria da Fundação Carlos Chaves, com representantes da comissão avaliadora, os premiados e demais convidados.
O segundo professor formador premiado foi Marcos Garcia Neira (USP), sobre Educação Física cultura. Outros três professores cujos projetos receberam Menção Honrosa foram Luciana de Lima (UFC), sobre Tecnodocência; Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas (UFItajubá), sobre práticas inclusivas no ensino de Ciências, e Sônia Bessa da Costa Nicacio Silva (UEG), sobre metodologia da problematização na Pedagogia.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.