Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Centro de Artes e Letras da UFSM presente no IV Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte

O Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM  estará representado no IV Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte, que acontecerá no período de 19 a 22 de abril. A  representação se dará unindo trabalhos a serem apresentados envolvento projetos de ensino, pesquisa e extensão da Profª Dra. Flávia Pedrosa Vasconcelos, docente Departamento de Artes Visuais, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART) e coordenadora do Subprojeto Artes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O referido projeto, cadastrado como  Projeto de Ensino nº 059165 PIBID ARTES – Práticas arte/educativas contextualizadas: criatividade e inovação na formação de professores contará também com a participação de trabalhos de discentes das licenciaturas em Artes Visuais e Teatro bolsistas do PIBID e discentes bolsistas da licenciatura e Artes Visuais participantes do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais – AVEC – CNPQ.

O evento é promovido pelo Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRARG) e será realizado presencialmente no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis (SC). A inscrição é gratuita e ocorre até o início do evento.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do encontro.  A programação do IV Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte inclui o III Ciclo de Debates Formação e Arte nos Processos Políticos Contemporâneos e o I Encontro Nacional de Arte do Pibid e Residência Pedagógica. Os eventos acontecerão simultaneamente promovendo palestras, mesas e apresentações de trabalhos científicos.

A professora Flávia também participará da Mesa 2 – A Educação Básica e o Ensino de Arte: recortes a partir de diferentes regiões do Brasil, no dia 19 de abril, às 16h, para falar sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão realizados na UFSM. A mesa também contará com a participação das professoras Ana Luiza Ruschel Nunes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); e Janedalva Gondim da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Ressalta-se que o Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRARG) é um projeto de colaboração entre diversos pesquisadores da América Latina, que teve início em 2011. Atualmente, o projeto é composto por pesquisadores de 16 instituições de Ensino Superior, especialmente do Brasil e da Argentina. O objetivo do grupo é discutir os mais diversos aspectos constituintes da conjuntura de formação docente em Artes Visuais. Mais informações sobre o Observatório e suas atividades podem ser encontradas no site do projeto.

Texto: divulgação.