Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

8º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais 2023



De 26 a 30 de Junho de 2023, o Centro Cultural da UFMG, em Belo Horizonte/MG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro), será o local do 8º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais 2023 (8º CIACT-SAD 2023). O evento é organizado e mantido por uma ampla rede de grupos de pesquisa desde 2015 e traz como tema desta edição a palavra “Crises”. Convidamos, mais uma vez, a comunidade nacional e internacional a participar conosco desse fórum de pesquisa e produção artística.

Estamos chegando ao fim do primeiro quarto do século XXI e nele a palavra “crise” é uma das mais repetidas quando se trata da realidade. Através dela lembramos de crise financeira, crise climática, crise de saúde, crise política, crise de refugiados, mas também crise de segurança alimentar, crise de recursos híbridos, crise de saúde mental, crise de desigualmente econômica, crise ambiental. Estas e outras crises podem ser agrupadas e são seriamente exploradas em diversas dimensões no campo artístico e de sua relação com a ciência e a tecnologia, todos estes implicados no contexto crítico proposto por nosso evento. Temos visto o debate sobre as crises de nosso tempo se manifestar em todas as edições anteriores do congresso. Dessa forma, provocando um esforço crítico da crise, chegou o momento da organização deste evento trazer essa manifestação para o centro do debate.

O CIACT-SAD é organizado pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças (UEMG/CNPq) a partir de comitê composto por membros de várias instituições (UEMG, CEFET-MG, UFSM, UFBA) e enorme comitê científico composto por professores doutores do país e do exterior. A edição de 2023 é estendida e conta com a aprovação de agências de fomento nacionais e apoio de diversos outros parceiros tais como grupos de pesquisa consolidados no país e no exterior. A programação é bastante completa, contando com participantes do país e do exterior. Em sua seção de seminário, traz uma curadoria temática enfocada nas “Crises” com convidados apresentando as suas pesquisas avançadas no campo das relações entre arte, ciência e tecnologia. Como congresso, temos a apresentação de trabalhos de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores oriundos de associações, grupos de pesquisa e dos programas de pós-graduação de áreas diversas. Essas propostas de apresentações, aprovadas em sistema de avaliação duplamente cega (double blind review), são agrupadas em Grupos de Trabalho simultâneos na programação.

O evento publica volume de anais com textos completos em todas as suas edições. Além das apresentações de trabalho e dos convidados, há programação cultural com lançamento de livros, exposição e apresentações artísticas diversas. Desse modo, chamamos @s interessad@s para: apresentações de pesquisas (comunicações) nos Grupos de Trabalho (GTs); apresentações de trabalhos artísticos no campo das relações entre arte, ciência e tecnologia (artes digitais) para exposição “Panorama 4” durante o evento e propostas artísticas (de artes digitais) para participação em Residência Artística.

Pablo Gobira
Presidente da Comissão Organizadora do 8º CIACT-SAD 2023


Texto: Divulgação.


+ Informações

Confira o site do Evento (clicando aqui) para todos os detalhes a respeito da submissão de obras e artigos e/ou como participar como ouvinte. E acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro das atualizações sobre o evento: Instagram e Facebook

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-3226

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes