Obras e infraestrutura
- Limpeza dos corredores do prédio 40, com a retirada de bens inservíveis e encaminhamento para a baixa patrimonial.
- Instalação de dispenser de papel e saboneteira em todos os banheiros do prédio 40.
- Chaveiros novos para as chaves das salas do prédio 40.
- Combate à infestação de morcegos, com fechamento de frestas nas escadas e nas juntas de dilatação do prédio 40.
- Troca de 225 lâmpadas queimadas no prédio 40, 16 e 40C.
- Pintura dos meio-fios e estacionamentos ao redor do Teatro Caixa Preta e prédio 40A.
- Colocação de britas e acertos no estacionamento do prédio 40A.
- Limpeza dos fossos do prédio 40.
- Podas de árvores ao redor do prédio 40.
- Religação de holofotes externos nos prédios do CAL.
- Instalação de elevadores no prédio 40C e SIPEH.
- Apoio de manutenção aos laboratórios instalados no SIPEH.
- Ativação de rede lógica com a aquisição de switch para o SIPEH.
- Aquisição de três switches para ativação da rede lógica nos corredores e salas dos departamentos de Artes Visuais e Artes Cênicas.
- Elevador – prédio 40 – projeto aprovado e em fase de licitação.
- Troca de vidros: prédio 40A, banheiro prédio 40, DA e escadas, caixas de mangueiras de incêndio, sala figurino e salas do DAC e outros locais do prédio 40.
- consertos de aproximadamente 50 aparelhos de ar condicionado de todos os prédios, ultrapassando o valor de 43.000,00.
- Portaria no prédio 40 B, disponível todos os dias, inclusive nos finais de semana.
- Instalação de placas de sinalização nos prédios do CAL.
- Troca e pintura de portas no prédio 40.
- Melhoria das calçadas das entradas do prédio 40.
- Organização da sala do laboratório de Informática do subsolo do prédio 40, com limpeza, abertura de janelas e retirada de infiltrações.
- Portas do prédio 40B – (sendo instaladas).
- Bicicletário para o 40B.
- Bancos de madeira para os prédios do CAL (ainda sendo montados)
- Apoio aos DAs para a instalação de cozinha no Diretório Acadêmico das Letras.
- Conserto de forro de gesso no Diretório Acadêmico da Música (a ser realizado em breve)
- Instalação de rede elétrica específica para ares condicionados das futuras salas das secretarias integradas.
- Pintura dos espaços da secretaria integrada, dentro do estabelecido pelas normas de salubridade funcional.
- Finalização, junto à PROINFRA, do projeto do elevador do prédio 40, já aprovado e em processo de licitação.
Aquisições material permanente
- Aquisição de licença de software Adobe, para uso didático nos laboratórios.
- Aquisição de lixeiras novas para os prédios 40,40A, 40B e 40C (a serem recebidas e instaladas ainda)
- Conserto e aquisição de bebedouros.
- Pagamento de todos os banners da JAI, que foram requeridos à direção.
- Aquisição de licença Corel, para usos acadêmicos.
- Aquisição de licença de Power BI, para publicações administrativas no site.
- Aparelhos de ar condicionado novos (20 mil BTUs): CDM Silveira Martins (01), Departamento de Desenho Industrial (01), Departamento de Artes Cênicas (01), LabPort (01), Salas das secretarias integradas (04).
- Aquisição de 37 computadores Dell para laboratórios.
- TVs: Departamento de Música (01) – PPGL (01).
- Melhorias nos espaços do prédio 16: conserto do forro de banheiro, descarte de materiais velhos guardados.
Gestão administrativo-acadêmica
- Negociação e gerenciamento dos espaços do CAL no prédio SIPEH.
- Criação do GT Laboratórios, para organização dos espaços e regras dos laboratórios.
- Adoção de ações administrativas contra o assédio e a discriminação.
- Criação de GT Acervos do CAL.
- Criação dos projetos de móveis para todos os halls dos prédios do CAL; laboratório de informática do prédio 40A (em licitação); laboratório MultiCAL, que será instalado no SIPEH; mesas específicas para desenho / pintura para o curso de Artes Visuais (projeto em execução para posterior licitação).
- Recriação da Comissão Permanente de Espaço Físico.
- Criação do GT de reestruturação, que, com êxito, chegou a um consenso sobre o modelo de reestruturação a ser adotado.
- Criação do GT de orçamento 2024.
- Transparência orçamentária apresentada no site do CAL, por meio do programa Power BI.
- Conselho do Centro: disponibilização, no site, de calendário de reuniões ordinárias, de conselheiros atuais e de atas das reuniões.
- Discussões com representantes de seguimentos sobre a proposta de reestruturação do CAL, antes da aprovação, por unanimidade, no Conselho.
- Redes sociais: aumento em quase 1.000 % a interação e o engajamento.
- Instalação de lanchonete no CAL, no Prédio 40A.
- Construção da primeira versão dos procedimentos acadêmico-administrativos para funcionamento das secretarias integradas, coordenações e departamentos.
- Reorganização, em conjunto com departamentos de Letras e com o PPGL, dos espaços do prédio 16.
- Início das tratativas técnicas para elaboração do projeto de reforma da Sala Cláudio Carriconde.
- Início da elaboração dos fluxos relativos aos procedimentos administrativos.
Apoio a ações acadêmicas, a eventos de docentes e discentes, a campanhas e a eventos
- Realização do I e II Seminário de Pesquisa do CAL.
- Apoio ao XVI SIMPÓSIO DA ABCIBER.
- Término do projeto de reforma total do Teatro Caixa Preta, com aprovação em Conselho da proposta.
- Presença da direção na grande maioria dos eventos produzidos no CAL, dentro das possibilidades de participação.
- Criação da Comissão do Acervo Artístico do CAL.
- Parceria PRE – CAL em edital de atividades de extensão.
- Viagens de discentes: excursão DA Desenho Industrial (Argentina), duas viagens dos alunos do Teatro / Artes Cênicas, para laboratório teatral (Porto Alegre), Letras espanhol (fronteira com Uruguai).
- Apoio para todas as viagens docentes (relativo a pedidos recebidos até 29 de setembro de 2023).
- Campanha Acolhe CAL.
- Campanha – Ações afirmativas.
- Incentivo aos DAs, com proximidade de diálogo e ações em conjunto.
- Apoio à FLISM, com parceria financeira e acadêmica.
- Apoio a eventos específicos, como semanas de cursos, eventos de laboratórios e de grupos de pesquisa.
- Apoio de serviços gráficos a DAs, laboratórios Ateliê de Textos e Nepelin, dentre outros.
- Constituição do novo corpo editorial da Revista Expressão e Submissão para formato online para PRPGP.
- Parceria estreita com outras direções da UFSM, Editora UFSM, pró-reitorias e reitoria.
Ações específicas no Teatro Caixa Preta
- Reabertura do espaço, com 90% de ocupação da agenda.
- Recriação da Comissão de Gestão do Teatro Caixa Preta.
- Limpeza constante do espaço.
- Instalação de chuveiros nos camarins.
- Colocação de trincos e troca de maçanetas do Teatro Caixa Preta.
- Suportes de papel e de sabonetes nos banheiros.
- Organização do depósito.
- Instalação de três computadores.
- Obras de drenagem em frente ao mural do Caixa Preta.
- Projeto de restauração do painel do Teatro Caixa Preta, em parceria com a PRE (trabalho de restauração a ser iniciado em breve).
- Pintura do hall de entrada, camarins e cozinha.
- Troca de fiação dos ares condicionados.
- Reposição de gás nos ares.
- Aquisição de andaime e equipamentos de segurança.
- Aquisição de equipamento de mastro pendular.
- Recebimento de espetáculos nacionais por meio de projetos e editais.
Sabemos que há muito a ser feito ainda e, mais uma vez, comprometemo-nos a continuar lutando pelos interesses do nosso Centro de Artes e Letras.
Viva o CAL!