Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

UFSM sediará evento nacional referência em cibercultura

De 28 de novembro a primeiro de dezembro de 2023, a Universidade Federal de Santa Maria receberá, pela primeira vez e de maneira híbrida (presencialmente e online), o XVI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber.

O evento terá como tema a Informação, Tecnodiversidade e Estética, com ampla programação de conferências, mesas e painéis temáticos nacionais e internacionais, lançamento de livros, além de exibições e exposições artísticas abertas para a comunidade de Santa Maria. Ao todo, estarão presentes 20 conferencistas do Brasil e do exterior, incluindo convidados do continente europeu, africano e da América Latina e América do Norte, totalizando pesquisadores de 16 universidades.

Os debates acontecerão em torno de 25 eixos temáticos e diversos assuntos, como arte, ciência, comunicação, tecnologias e humanidades digitais, tecnologias de mídias, diversidade, decolonização, transdisciplinaridade, ativismo e muito mais. As exposições e exibições artísticas podem ser visitadas na UFSM – Campus Camobi – e no Museu de Arte de Santa Maria – MASM.

A abertura do simpósio será feita pelo filósofo chinês Yuk Hui, uma das maiores referências da atualidade sobre filosofia e tecnologia. E o encerramento ficará a cargo da cientista da computação Nina da Hora, hacker antirracista e um dos grandes nomes do Brasil sobre Inteligência Artificial (IA) e do Pesquisador e ativista Alexsandro Cosmo de Mesquita, Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP.

Yuk Hui - Filósofo e professor na City University of Hong Kong, um dos mais interessantes pensadores contemporâneos sobre Filosofia e Tecnologia. Seus escritos versam sobre Filosofia Europeia Moderna e Contemporânea, Filosofia Chinesa, Estética, Meios Digitais, Inteligência Artificial e História da Cibernética. Foi orientando de Bernard Stiegler no Goldsmiths College/Londres e obteve sua habilitação em Filosofia da Tecnologia na Universidade Leuphana na Alemanha. Formada em Ciências da Computação pela PUC-Rio. Diretora executiva e fundadora do Instituto de Pesquisa da Hora. Colunista do MIT Technology Review Brasil e do Canal Futura. Membro do Conselho de segurança do TikTok Brasil e do conselho de transparência do TSE. Pesquisadora nos temas de Ética em IA, Tecnologia Responsável, Defesa Cibernética e Justiça Algorítmica. Alexsandro Cosmo de Mesquita - Pesquisador e ativista. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordena projetos pedagógicos e realiza investigações sobre tecnologias e desenvolvimento humano; uso de tecnologias por povos indígenas; uso de recursos/ferramentas para Educação a Distância (EaD); recursos educacionais abertos (REA). Membro do Grupo de Estudos 'Letramentos e Decolonialidade" (UNIFESP e UdeA - Colômbia).

Mais informações, a programação completa, como participar e todos os detalhes do que vai acontecer no XVI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber no sítio do evento: www.ufsm.br/eventos/abciber e perfil @abciber no Instagram.

Realização: Centro de Artes e Letras (CAL), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART), Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) e Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter) da UFSM.

Notícia vinculada a