Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ABCiber encerra com reunião científica e assembleia



Programação iniciou na terça (28) e acaba hoje (01).

A manhã desta sexta-feira (01) marcou o encerramento do XVI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura (ABCiber). Em reunião científica, membros da Comissão Organizadora e da Diretoria da ABCiber destacaram a vasta programação e as importantes discussões que ocorreram no evento. O tema central desta edição pautou a informação, a tecnodiversidade e a estética.

De acordo com a organização do evento, o objetivo de pensar este tema foi a criação de um espaço científico e de debate tecnológico e artístico com uma proposta que é, ao mesmo tempo, interdisciplinar e transdisciplinar. “Espero que nós tenhamos criado um espaço de acolhimento dos afetos, das energias, das relações propositivas, dos imaginários, e que, como a Kátia falou, que a gente tenha gerado um saber com sabor de afeto”, destacou Andreia Machado Oliveira, vice-diretora do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (CAL-UFSM) e organizadora do evento.

Entre os destaques da programação estão o poder da arte e os atravessamentos de corpo, gênero e raça. “O objetivo foi trazer, de uma forma propositiva, outros saberes e outras práticas. A tecnodiversidade é atravessada por esse senso de comunidade, e ela só vai ter uma amplitude maior quando parar de ser vista pelo aspecto da universalidade”, enfatizou Andreia. Para Evelyne Costa, professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) e organizadora do evento, outra potencialidade está em pensar acerca dos dados e das tecnologias. “Nós, enquanto humanos, precisamos sempre desconfiar da ferramenta, da validade da ferramenta, dos dados, dessa neutralidade que se coloca”, afirma.

Alessandra Barros Marassi, presidente da ABCiber e professora da Cásper Líbero, destacou a diversidade do evento por meio de suas mesas de conferência, painéis temáticos e mesas coordenadas. Foram cinco mesas de conferência, além de uma de abertura e outra de encerramento, que trouxeram 20 conferencistas de nove países diferentes. Na programação de apresentação de trabalhos, foram realizadas oito mesas coordenadas e 30 painéis temáticos – que totalizaram a apresentação de 208 artigos. Na parte da tarde, aconteceu ainda a Assembleia da ABCiber.

Foto: Lavínia Neres


Notícia: Samara Wobeto, bolsista do POSCOM-UFSM
Edição: Viviane Borelli, docente do POSCOM-UFSM
Fotografia: Lavínia Neres, bolsista do POSCOM-UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-4046

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes